Logo paivense
Logo paivense

09 de fevereiro, o que teve de especial nesta data:

Principais acontecimentos registados no dia 09 de fevereiro:

1856 – É lançado, em Lisboa, o jornal Asmodeu, primeiro periódico humorístico português.

1857 – D. Pedro V autoriza a instalação em Portugal da Congregação de São Vicente de Paulo, pela Sociedade Protectora dos Órfãos Desvalidos.

1885 – Nasce o compositor austríaco Alban Berg, autor de “Wozzeck” e “Lulu”, nome essencial da Segunda Escola de Viena, com Arnold Schoenberg e Anton Webern.

1895 – O Voleibol é criado pelo norte-americano William G. Morgan.

1893 – A ópera “Falstaff”, de Verdi, estreia-se no teatro Scala de Milão.

1909 – Nasce, em Marco de Canavezes, a atriz e cantora Carmen Miranda.

1914 – Toma posse o Governo da República Portuguesa liderado por Bernardino Machado.

1919 – Morre o filósofo português Francisco Adolfo Coelho. Tinha 72 anos.

1928 – São inauguradas as primeiras conferências da Associação Industrial Portuguesa, na Liga Naval, em Lisboa.

1943 – II Guerra Mundial. Termina a batalha de Guadalcanal, com a vitória das forças norte-americanas.

1961 – Primeiro concerto dos Beatles no Cavern em Liverpool.

1962 – Independência da Jamaica.

1965 – A Embaixada dos EUA em Moscovo é atacada por estudantes vietnamitas e chineses, em protesto pela ação militar norte-americana no Vietname.

1970 – Por iniciativa de Rogério Martins, secretário de Estado da Indústria desde 1969, realiza-se em Lisboa o Colóquio sobre Política Industrial, que marca a chamada “viragem tecnocrata” da política económica portuguesa.

1973 – A República Democrática Alemã é reconhecida pela França e o Reino Unido.

1975 – Reforma Agrária. Realiza-se a Conferência dos Trabalhadores Agrícolas do Sul, em Évora, que clama a “liquidação dos latifúndios” e a entrega da “terra a quem a trabalha”.

– Começa uma greve na Rádio Renascença.

1977 – A Espanha e a URSS estabelecem relações diplomáticas.

1981 – Morre, com 53 anos, o músico Bill Halley, autor de “Rock Around the Clock”.

1984 – É ratificado o acordo entre Portugal e Espanha para a construção da ponte internacional sobre o Rio Minho.

1985 – O Governo sul-africano cria áreas comerciais abertas a várias etnias, em 44 cidades brancas do país, no âmbito da política segregacionista.

1988 – Morre, aos 67 anos, a locutora portuguesa Maria Leonor, pioneira da rádio e da televisão em Portugal.

1993 – Colin Powell, chefe das Forças Armadas dos EUA, demite-se por se opor à entrada de homossexuais no Exército norte-americano, aprovada pela administração Clinton.

1995 – Pedro Santana Lopes formaliza a candidatura à liderança do PSD.

1998 – O Parlamento francês aprova a proposta governamental de redução do horário legal de trabalho de 40 para 35 horas semanais.

1999 – A Indonésia permite a transferência de Xanana Gusmão do regime de prisão efetiva para o de residência fixa, no final da ronda de negociações sobre o futuro do território, sob a supervisão da ONU.

2001 – Concertação Social. Após 10 meses de negociações, Governo português, centrais sindicais e organizações patronais assinam, pela primeira vez em 10 anos, dois acordos sobre políticas de emprego, formação, educação e higiene e segurança no trabalho.

– Estudos do Banco de Portugal revelam que os empréstimos da  banca ultrapassam os depósitos, tendo o crédito concedido subido de 76 por cento do valor dos depósitos, em 1996, para os 134 por cento, em 2001.

2002 – Morre a princesa Margarida de Inglaterra. Tinha 71 anos.

2006 – O governo sul-africano reabre o inquérito ao desastre aéreo que vitimou o presidente de Moçambique Samora Moisés Machel, em outubro de 1986.

– Morre José Moreira da Silva Boavida, jornalista, sócio número um da Casa da Imprensa. Tinha 88 anos.

2007 – O fotógrafo norte-americano Spencer Platt, da agência Getty Images, vence o 1.º Prémio do World Press Photo 2006.

– Morre, com 72 anos, Ian Richardson, ator escocês, vencedor do Bafta por “House of Cards”.

2008 – O Supremo Tribunal do Estado de Nebraska, EUA, sentencia que a eletrocussão é uma punição “cruel e invulgar”, ilegalizando a cadeira elétrica no único estado que ainda a utilizava para a pena capital.

– Dezenas de milhar de pessoas manifestam-se em Ancara contra a autorização de usar o lenço islâmico na universidade, considerada como uma ameaça ao regime laico da república turca.

– O projeto para o futuro Autódromo Internacional é apresentado em Portimão, num investimento de quase 200 milhões de euros, pretendendo dinamizar a economia e combater a desertificação do interior.

2009 – Abre o acesso à DataJuris, base de dados online de legislação, jurisprudência e doutrina.

2010 – O Parlamento Europeu aprova a nova equipa da Comissão Europeia liderada por José Manuel Durão Barroso.

2012 – O juiz espanhol Baltazar Garzon é proibido de exercer durante 11 anos pelo Tribunal Supremo de Madrid, no âmbito de um caso relacionado com alegadas escutas ilegais.

– O vice-ministro do Trabalho da Grécia, Yiannis Koutsoukos, apresenta a demissão em protesto contra as novas medidas de austeridade.

– Morre Manuel Coelho dos Santos, lutador antifascista e defensor de vários oposicionistas ao salazismo. Tinha 84 anos.

2014 – Os suíços decidem em referendo voltar a limitar a entrada de cidadãos de países da União Europeia no seu mercado laboral, através da instituição de quotas anuais que devem aplicar-se daqui a três anos.

2015 – Morre Alfredo Guedes, o primeiro fadista a gravar versos de António Aleixo. Tinha 81 anos.

2016 – Os deputados franceses aprovam uma controversa alteração à Constituição que prevê a inscrição na Lei fundamental francesa da figura da retirada da nacionalidade.

– Sushil Koirala, anterior primeiro-ministro do Nepal, morre aos 77 anos.

2017 – O banco BCP liquida dívida ao Estado resultante de um empréstimo concedido em 2012, ao pagar os restantes 700 milhões de euros.

– O Conselho de Ministros (XXI Gov) aprova a criação do programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública, que, segundo Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, deve vigorar entre 31 de outubro e 31 de dezembro de 2018.

=====================.

Este é o quadragésimo dia do ano. Faltam 325 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Uma discussão onde todos os intervenientes estejam absolutamente de acordo é uma discussão perdida”. Albert Einstein (1879-1955), cientista norte-americano de origem alemã, Prémio Nobel da Física.