Logo paivense
Logo paivense

Recital “Música no Mosteiro”

No próximo sábado, dia 30 de junho, pelas 18h, a Biblioteca D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, volta a ser palco para um singular momento musical, inserido na programação do Círculo Cultura e Democracia. Será um concerto em que um trio de artistas, Marina Pacheco, Horácio Ferreira e Pedro Costa, numa formação de câmara pouco habitual – soprano, clarinete e piano, respetivamente – abraçarão obras de reputados compositores.

Os três jovens músicos têm vindo a consolidar uma carreira internacional e juntam-se para apresentar um programa variado:

Ralph Vaughan Williams Three Vocalises for Soprano and Clarinet
Gustav Mahler (arr. Arnon Zimra) “Wir geniessen die himmlischen Freuden” (da 4ª Sinfonia)
Donato Lovreglio Fantasia sulla Traviata
C. Gounod The Jewel Song
G. Gershwin Summertime e By Strauss
Eugène Bozza Aria para Clarinete e Piano
Franz Schubert Der Hirt auf dem Felsen, D.965
John McCabe Three Folk Songs, op. 19

Escrita para dois instrumentos, Three Vocalises de Williams trata a voz de uma forma puramente instrumental, enquanto Der Hirt auf dem Felsen de Schubert atesta a forte relação entre palavra e música, desafiando igualmente a voz e o clarinete.

Alargando o leque de sonoridades a explorar pelos três interpretes, serão executadas variações para clarinete sobre temas da ópera “La Traviata” de Verdi, bem como “by Strauss” e “Summertime” de G. Gershwin, contrastando com a sonoridade íntima da obra de E. Bozza ou com o folclore de J. McCabe, abordando assim os vários estilos para esta formação, mas mantendo sempre a estética vocal instrumental.

O Círculo convida todos a embarcar em mais esta viagem musical. Entrada livre.