Portugal é um dos países mais religiosos da Europa, ocupando a nona posição, à frente de Itália (13.º) e de Espanha (16.º), com 44% da população a afirmar a sua crença absoluta em Deus.
Estes dados foram avançados, no início deste mês, pelo Pew Research Center, que relacionou, além da crença em Deus, a comparência em cultos e serviços religiosos, a frequência com que rezam e a importância da religião, de indivíduos de 34 países europeus.
Segundo o site, os portugueses são altamente religiosos, com 37% dos inquiridos a afirmar que reza diariamente e 36% que a religião é importante nas suas vidas, frequentando cultos religiosos, pelo menos, uma vez por semana. Em percentagem de portugueses que dizem rezar diariamente, o nosso país está em 6º lugar na Europa.
De acordo com o Pew Research Center, os países europeus são, geralmente, menos religiosos que outras regiões do mundo, e apresentam diferenças significativas quanto ao seu compromisso religioso.
A análise mostra que os indivíduos da Europa Central e Oriental são mais propensos do que os europeus ocidentais a serem altamente religiosos, com países do leste da Europa a dominar a lista, como é o caso da Roménia, que encabeça o ‘ranking’ com 55%.
Em contrapartida, o norte da Europa é considerado menos religioso. Apenas uma em cada dez pessoas qualifica-se como altamente religiosa na Dinamarca (32.ª posição da tabela), na Suécia (30.ª) e no Reino Unido (29.ª).
|
|
|
Um padrão semelhante é encontrado quanto ao compromisso religioso, quando considerados individualmente os quatro fatores acima indicados, com os indivíduos da Europa Central e Oriental à frente dos ocidentais nos diferentes critérios.
Em países como a Arménia ou a Bósnia, para metade da população a religião é muito importante, no entanto, isso aplica-se somente a uma em cada dez pessoas na França e na Alemanha (26.º lugar no ‘ranking’), e no Reino Unido.
A religião no resto do mundo
Em janeiro, o The Telegraph criou um mapa com os países mais e menos religiosos do mundo, baseando-se em resultados de 2008, 2009 e 2015, obtidos pelos grupos WIN e Gallup International.
Cinco países, com 99% dos entrevistados a responder “sim” quando questionados se eram religiosos, empatam na primeira posição do ‘ranking’: a Etiópia, o Malawi, o Níger, o Sri Lanka e o Iémen.
Noutros quatro países, Burundi, Djibuti, Mauritânia e Somália, 98% dos inquiridos também responderam sim, perfazendo assim os nove lugares mais religiosos a nível planetário. O Afeganistão, com 97% de religiosos, fecha o Top 10.
As regiões mais religiosas são, assim, a África e o Médio Oriente, seguindo-se o sudeste da Ásia e a América Latina. Neste último continente, o Paraguai destaca-se como o país mais religioso.
Também o Brasil aparece como um país de notável maioria religiosa (79%), bem como Angola (88%) e Moçambique (86%). A mesma pesquisa refere que a fé é igualmente importante para muitos países do sul da Europa, com 74% dos italianos e 71% dos gregos a dizerem-se religiosos.
Por outro lado, a China encontra-se em primeiro nos países menos religiosos, com apenas 7% da população a responder sim à questão.
Taísa Pagno, ZAP //