Logo paivense
Logo paivense

A vacinação Covid-19 excede as expectativas e será monitorizada online.

70.000 pessoas já foram vacinadas em Portugal e superaram as expectativas do Governo, segundo o Ministério da Saúde, que os portugueses vão poder acompanhar online o processo de vacinação, diz:

“Até ao momento, foram administradas 70 mil vacinas em Portugal continental. Este número pode ser consultado, a partir de hoje, nas plataformas online do Ministério da Saúde e do Governo, garantindo transparência em todo o processo de vacinação. Isto permitirá a qualquer pessoa acompanhar a implementação do Plano Nacional de Vacinação contra o Covid-19”.

A atualização será feita semanalmente através dos órgãos responsáveis: Governo, SNS e DGS.

É importante lembrar que a vacinação contra o covid-19 começou no dia 27 de dezembro, começando com os profissionais de saúde que se estendem aos idosos.

A primeira fase da vacinação decorre até março, onde serão vacinadas: profissionais militares, forças de segurança e serviços críticos.

Em fevereiro, pessoas com idade igual ou superior a 50 anos que têm os seguintes sintomas: insuficiência renal, doença cardíaca coronária, entre outras.

A segunda fase começa em abril, pessoas com mais de 65 anos e 50 a 64 que tiveram algum tipo de problema, tais como: insuficiência cardíaca, doença sanguínea coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia a longo prazo.

A terceira fase visa vacinar a população em geral, sem previsão de data.

Covid-19 já causou mais de 1.850 mortes, de mais de 88 milhões de infetados, um resultado avaliado pela AFP.

Na sexta-feira (08), foram confirmadas 118 novas mortes por covid ultrapassando 98 mortes e 10.027 casos anteriormente levantados.