Logo paivense
Logo paivense

Agenda cultural

VISEU: Mais de 38 mil pessoas visitaram ‘stand’ na BTL

Mais de 38 mil pessoas visitaram o ‘stand’ de Viseu na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e “renderam-se” à cultura tradicional e popular do concelho, anunciou hoje a autarquia.

“Lançámos novas propostas e levámos connosco uma embaixada de 30 agentes culturais e criativos, empreendedores turísticos, gastronómicos e vinhateiros de excelência. Demos um empurrão para reconciliar público e setor turístico com o folclore”, considerou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

As pessoas que passaram pelo ‘stand’ da “Cidade Europeia do Folclore” participaram de uma agenda que incluiu 80 experiências e micro-eventos, ao longo de 45 horas de programação.

RESENDE: Festa das Cavacas regressa a Caldas de Aregos

As Caldas de Aregos, no concelho de Resende, voltam a receber a Festa das Cavacas, no dia 18, reunindo cerca de 20 produtores que pretendem promover a cavaca como uma das especialidades mais características da doçaria tradicional da região.

Para além da gastronomia, os visitantes poderão contar com “artesanato, licores, compotas e os bons vinhos da região, sendo que durante todo o dia não faltará animação protagonizada pelos grupos de danças e cantares tradicionais do concelho”, refere a autarquia.

O município irá proceder à entrega dos incentivos às “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”, que visam premiar os três produtores que se distinguirem com as melhores cavacas da festa.

LEIRIA: “Apropriação Desejo e Memoria” inaugurada no sábado

A exposição “Apropriação Desejo e Memoria”, com curadoria de Jaime Silva, da Sociedade Nacional das Belas Artes, é inaugurada no sábado no Galeria Municipal, no Banco de Portugal, em Leiria.

A mostra reúne obras de nove artistas nacionais com um trabalho bastante diverso”, informa o município.

Ana Lima Netto, Ana Vellez, Isabelle Faria, Marta Sampaio Soares, Lourenço de Castro, Luís Silveirinha, José António Quintanilha, Martin Brion e Vasco Futscher são os artistas cujos trabalhos vão estar patentes ao público nesta exposição que pode ser visitada até dia 25 de abril.

OURÉM: Cinco feridos ligeiros em colisão entre duas viaturas

Cinco pessoas ficaram hoje feridas sem gravidade num acidente na cidade de Ourém, tendo quatro delas sido transportadas para o hospital de Santo André, em Leiria.

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourém, Guilherme Isidro, o acidente, entre duas viaturas ligeiras, ocorreu às 12:05.

Ao local acorreram seis veículos e 15 homens, dos bombeiros Voluntários de Ourém, Fátima e Caxarias.