agenda paivense

Principais acontecimentos registados no dia 04 de março, Dia da Cáritas Portuguesa:

1394 – Nasce o Infante D. Henrique, no Porto.

1777 – D. Maria I demite o Marquês de Pombal e afasta-o de Lisboa.

1809 – Invasões Francesas. As tropas portuguesas impõem a retirada estratégica do general Soult, no rio Minho.

1811 – Termina a terceira invasão francesa com a retirada do general Massena.

1832 – Morre, com 42 anos, Jean-François Champollion, egiptólogo francês, pioneiro na decifração do antigo alfabeto egípcio.

1851 – Morre, aos 42 anos, o escritor Nikolai Gogol, autor de “O Capote” e de “Almas Mortas”, obra fundadora da moderna Literatura russa.

1852 – Almeida Garrett toma posse como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, no Governo do Duque de Saldanha.

1859 – Os deputados portugueses José Estêvão e Vicente Ferrer apresentam a “moção laica” para impedir “as influências e demasias de qualquer espécie religiosa”, nas instituições oficiais portuguesas.

1861 – O advogado norte-americano Abraham Lincoln é investido XVI presidente dos EUA.

1869 – Nasce Eugénio de Castro, poeta e professor, pioneiro do simbolismo na poesia portuguesa.

1911 – Morre, com 54 anos, o escritor português Fialho de Almeida, autor de “Vida Irónica” e “Os Gatos”, fundador da revista A Crónica.

1917 – Grande Guerra 1914-18. O exército alemão começa a retirada da frente ocidental.

1931 – O Diário do Governo publica o regime de condicionamento das Indústrias, aprovado em fevereiro.

– Pacto entre o vice-rei britânico Lord Irwin e o líder indiano Mahatma Gandhi para a libertação de presos políticos, na Índia.

1933 – O democrata Franklin D. Roosevelt inicia o primeiro dos quatro mandatos como presidente dos EUA. Apresenta o “new deal”, para responder à Grande Depressão.

– Francis Perkins, a primeira mulher no Governo dos EUA, aceita a pasta do Trabalho. Há 13 milhões de americanos no desemprego.

1948 – Começa o julgamento dos membros da Comissão Central do MUD Juvenil pela Ditadura do Estado Novo.

1965 – A Síria nacionaliza a produção e a extração de petróleo.

1972 – A Síria nacionaliza as companhias distribuidoras de petróleo a operar no país.

1979 – João Paulo II publica a primeira encíclica do pontificado, “Redemptor Hominis”.

1984 – Morre, com 79 anos, Pedro Homem de Mello, autor de “Povo que Lavas no Rio”.

1992 – O tribunal administrativo da Argélia ilegaliza a Frente Islâmica de Salvação.

1996 – A administração das Ordens Portuguesas atribui o Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração do país, a Mário Soares, no final do segundo mandato presidencial.

1998 – Desaparece Rui Pedro, criança de Lousada, com 11 anos de idade.

1999 – Xanana Gusmão, dirigente histórico da Fretilin, preso na capital da Indonésia, afirma, em entrevista, que os timorenses querem a transição pacífica para a autodeterminação.

2001 – Cai o tabuleiro da ponte Hintze Ribeiro, que liga Entre-os-Rios a Castelo de Paiva, provocando a morte a 59 pessoas.

2004 ­- Morre Claude Nougaro, cantor e poeta francês. Tinha 74 anos.

2005 – José Sócrates apresenta a composição do XVII Governo Constitucional.

– Morre, com 73 anos, o jornalista e profissional da rádio José Matos Maia, produtor da versão portuguesa de “A Guerra dos Mundos”/“A Invasão dos Marcianos”, inspirada na encenação de Orson Welles da obra de H. G. Wells.

2007 – Tropas australianas atacam, às primeiras horas da madrugada, posições do major rebelde Alfredo Reinado em Same, Sul de Timor-Leste, provocando quatro mortos e dois feridos entre os revoltosos. A notícia do ataque contra Reinado, que se pôs em fuga, desencadeia uma vaga de violência em vários bairros de Díli.

– O cineasta português Hugo Vieira da Silva é eleito o melhor realizador do Festival de Cinema Contemporâneo da Cidade do México, com o filme “Body Rice”.

– Morre, com 95 anos, Henri Troyat, escritor francês de origem russa, decano dos académicos franceses, Prémio Goncourt 1938.

2009 – O Tribunal Penal Internacional emite um mandado de prisão contra o presidente do Sudão, Omar el-Béchir, por genocídio, crimes de guerra e contra a humanidade.

– Morre Horton Foote, dramaturgo norte-americano, argumentista de Hollywood, distinguido com o Óscar pela adaptação de “Não Matem a Cotovia”/”Na sombra e no silêncio”. Tinha 92 anos.

2010 – O governo grego apresenta um orçamento que convence Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia. Apesar da contestação sentida nas ruas, o primeiro-ministro grega anunciou a subida do IVA de 19% para 21%, um corte de 33% nos subsídios (Natal, Páscoa e férias) dos funcionários públicos e aumento dos impostos sobre combustíveis, tabaco e bebidas alcoólicas.

– Morre, aos 102 anos, Joaquim Fiúza, antigo velejador e medalha de bronze em star nos Jogos Olímpicos Helsínquia 1952.

– Morre o fundador do jornal A Capital, Rogério Fernandes. Tinha aos 76 anos.

2012 – Morre, aos 82 anos, Ralph McQuarrie, ilustrador, que concebeu cenários e muitas das figuras de ‘Guerra das Estrelas’, incluindo Darth Vader, Chewbacca e os robots R2-D2 e C-3PO.

2013 – A Letónia assina o pedido oficial de adesão ao euro, que deverá permitir a este país báltico de dois milhões de habitantes tornar-se no 18.º membro da zona euro a 01 de janeiro de 2014.

– Maria Estela de Antas Varejão Costa Gomes, viúva do antigo Presidente Francisco Costa Gomes, morre aos 87 anos.

2014 – O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, condena “inequivocamente a violação da integridade territorial da Ucrânia” pela Rússia e, perante o Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, pede o fim de “todas as movimentações provocatórias de tropas”.

2016 – Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente brasileiro, é detido no âmbito da “Operação Lava Jato”.

– O secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, perde a segunda votação de investidura para presidente do Governo de Espanha, tornando-se no primeiro candidato na história da democracia espanhola a não conseguir fazê-lo.

– Cientistas informam que encontraram a primeira prova de uma ligação biológica entre o vírus Zika, com grande propagação na América Latina, e a microcefalia em recém-nascidos.

– O Tribunal de Londres dá razão ao Santader Totta no caso que envolve nove processos ‘swap’ com as empresas públicas de transportes Metropolitano de Lisboa, Carris, Metro do Porto e STCP.

– Morre Tony Dyson, professor especializado em robótica e criador do robot de “Star Wars” R2-D2. Tinha 68 anos.

2017 – A portuguesa Patrícia Mamona conquista a medalha de prata do triplo salto do campeonato da Europa de atletismo de pista coberta, a decorrer em Belgrado.

==============.

Este é o sexagésimo terceiro dia do ano. Faltam 302 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Uma casa dividida contra si mesma, não se mantém de pé. Assim esta nação, com metade do seu povo livre e a outra, escrava”. Abraham Lincoln (1809-65), 16.º presidente dos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nineteen − 14 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.