Início Agenda Castelo de Paiva: Aguardado Festival da Lampreia e do Sável já tem...

Castelo de Paiva: Aguardado Festival da Lampreia e do Sável já tem data marcada

O Festival da Lampreia e do Sável acontece entre os dias 8 e 10 de março, na zona ribeirinha de Boure na freguesia de Sardoura, em Castelo de Paiva.

COMPARTILHAR

Castelo de Paiva sediará o aguardado festival da Lampreia no mês de março. Esta animal é uma iguaria da culinária portuguesa, e que encontra na região entre o Douro e o Tâmega, em especial na região de Paiva, as condições ideais para sua desova e reprodução.

O animal é característico e abundante na região de Castelo de Paiva, e só é comestível na época de sua desova, entre janeiro e maio. A lampreia é proveniente da longa viagem que faz do mar pelo rio Douro e Tâmega a cima.

O Festival da Lampreia e do Sável acontece entre os dias 8 e 10 de março, na zona ribeirinha de Boure na freguesia de Sardoura.

O consumo da lampreia em Paiva tem origem em tempos remotos, e no costume cristão das povoações que moravam perto do rio de fazer jejum e abstinência de carne por questões religiosas na altura do carnaval, e por isso passaram a pescar mais intensamente nestas alturas.

Na atualidade, por questões de construção da barragem de Crestuma diminuiu o número de exemplares de lampreia, o que faz aumentar os custos da sua aquisição, e consequentemente da confecção e degustação.

Além de poder provar a iguaria, haverá também para os visitantes a degustação de vinho verde regional, com a mentoria do enólogo Jorge de Sousa Pinto.

O evento será animado por grupos musicais, escolas de músicas e danças