Para uns significa dias maiores. Sair de casa, pela manhã, e ver o sol a nascer. Chegar a casa e ainda estar… de dia! Tudo isto começa amanhã, quando acertar o relógio de acordo com o sol. Quando os ponteiros baterem a uma hora da manhã, altere para as duas horas da manhã:
Há vantagens nesta mudança de hora: mais horas de sol, mais vitamina D, mais tempo para trabalhar, para secar roupa e, claro, para passear. Mas, afinal, porquê que fazemos isto?
Na madrugada de 25 de Março de 2018 (domingo), a Hora Legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão.
Tudo começou como forma de rentabilizar o dia e as horas de trabalho.
“Foi em 1895 que o cientista neozelandês George Hudson apresentou uma tese à Sociedade Filosófica de Wellington, na qual sugeria um sistema de “ajuste temporal sazonal”, de acordo com a sua biografia oficial. Inicialmente ridicularizado, quando a Nova Zelândia adotou o sistema, em 1927, Hudson recebeu uma medalha, que haveria ainda de demorar mais sete anos a chegar às suas mãos”, explicou o Jornal Económico.
Após essa adoção por parte da Nova Zelândia, vários outros países começaram a ajustar a hora como Hudson sugeriu. No tempo da Primeira Guerra Mundial tal adoção tornou-se fulcral para poupar combustível.
LEIA MAIS: Felgueiras muda modelo do festival do pão de ló para reforçar vertente cultural