Início Ambiente Ambiente: Quercus Aveiro espera que autarquias sigam exemplo de Castelo de Paiva

Ambiente: Quercus Aveiro espera que autarquias sigam exemplo de Castelo de Paiva

Quercus Aveiro espera que mais autarquias sigam o exemplo da autarquia de Castelo de Paiva, que, já assumiu publicamente a mudança na prática do controlo de plantas infestantes.

COMPARTILHAR
Castelo de Paiva é referência para outras autarquias

A Quercus Aveiro espera que mais autarquias sigam o exemplo da autarquia de Castelo de Paiva, que, já assumiu publicamente a mudança na prática do controlo de plantas infestantes.

A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada a 31 de outubro de 1985. De âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.

Uma de suas bandeiras, a Campanha contra os Herbicidas em Espaços Públicos, busca desafiar as autarquias a abdicar do uso de herbicidas nos espaços públicos da sua responsabilidade e em alternativa optarem por métodos não químicos, nomeadamente a monda mecânica ou térmica.

Na altura, ainda são ainda poucas as autarquias que aderiram a esta Campanha, pelo que, a Quercus Aveiro espera que mais autarquias sigam o exemplo de Castelo de Paiva e possam buscar meios de cultivo menos agressivos ao ambiente e à saúde pública do que o uso de grandes quantidades de pesticidas nas lavouras.

O Núcleo Regional de Aveiro espera que os municípios do distrito sigam os exemplos dos investimentos e iniciativas realizadas por Castelo de Paiva na área ambiental. Face a um desinvestimento claro na área da conservação da natureza nos últimos anos por parte do estado central, a instituição afirma que é tempo de assumir os problemas de cariz ambiental e a conservação da natureza como prioritários.

Mais investimento na sensibilização ambiental a desenvolver na região, seria um passo essencial para a mudança de comportamentos e atitudes e, dessa forma, constituiria uma oportunidade de informar a população para a importância da conservação da natureza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.