Início Agricultura Projeto Arouca Agrícola celebra um ano e já escoou 16 toneladas de...

Projeto Arouca Agrícola celebra um ano e já escoou 16 toneladas de produto

COMPARTILHAR
Mercado local de Arouca

“Arouca Agrícola” abriu em março do ano passado e já escoou mais de 16 toneladas de produto excedentário dos agricultores arouquenses. Os que mais vendem são os produtores hortícolas, com a venda de 11 294 hortícolas.

A fruta é o segundo produto mais procurado no Mercado Local do Arouca Agrícola (4 643 quilogramas). No que respeita aos produtos vendidos à unidade, o número também é significativo. Desde a reabertura do Arouca Agrícola foram vendidas quase      1 000 dúzias de ovos e 732 produtos transformados, onde se inclui o vinho, o mel, as compotas, o licor, biscoitos e outros doces locais.

“A agricultura faz parte da nossa identidade. Com este projeto, quisemos, por um lado, possibilitar o escoamento dos produtos excedentários dos nossos agricultores, e, por outro, através da formação, da introdução de novas culturas, mostrar as gerações mais novas que a agricultura poderá ser uma opção de futuro”, afirma a presidente da Câmara, Margarida Belém. “É gratificante ver a vitalidade deste projeto que ainda tem chão para frutificar”, acrescenta.

O que é o Arouca Agrícola?

Nascido em setembro de 2013, o Arouca Agrícola, reabriu, em março de 2017, com imagem renovada e com um conceito mais abrangente. A partir desta altura, passou a haver um maior acompanhamento técnico e profissionalizado das produções agrícolas, formação de agricultores, ligação aos restaurantes, bem como uma preocupação maior em valorizar os produtos locais e em incentivar o aparecimento de novos produtos. Neste momento, estão integrados no Arouca Agrícola cerca de 80 produtores.

Este é um projeto da Câmara Municipal de Arouca, em parceria com a AGA – Associação Geoparque Arouca, ADRIMAG e Agrupamento de Escolas de Arouca. Atualmente, está a decorrer um ciclo de ações de sensibilização destinadas aos produtores arouquenses e ao público em geral.

LEIA MAIS:

Um morto em incêndio numa habitação de Arouca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eight + thirteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.