
Cinfães recebeu, de 28 de julho a 7 de agosto, art’s e danças do Mundo. A edição de 2016 do festival internacional Folk Cinfães trouxe até Terras de Serpa Pinto oito grupos estrangeiros, oriundos da Argentina, Colômbia, Equador, Panamá, Cazaquistão, Nova Zelândia, Sérvia e Turquia. Portugal esteve representado pelo grupo de Oliveira de Azeméis e pelo grupo organizador do festival, o Cantas e Cramóis de Cinfães.
A gala de encerramento aconteceu no largo da Fonte dos Amores. Um espetáculo único que além do folclore contou com a participação do grupo de música tradicional “Os Raimundos” e com a atuação das jovens cantoras cinfanenses Joana Mourisco e Mariana Costa e do professor de canto lírico Daniel Simões. Uma noite memorável para os presentes que puderam conhecer e contactar de perto com a cultura tão diferenciada e rica dos países participantes e vivenciar uma experiência cultural de excelência.
O Folk Cinfães assume-se como um evento de referência na agenda cultural do Concelho tendo conquistado a atenção do público cinfanense. O largo da Fonte dos Amores encheu, à semelhança do que aconteceu na sessão de abertura, bem como nos lugares por onde passou o Folk Cinfães, nomeadamente, Nespereira, Marcelim – Tendais, Alhões, Bustelo e Souselo.
Este festival é também uma forma de projetar o nome Cinfães pelos 4 cantos do Mundo. Durante a sua estadia, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Concelho, degustar a gastronomia local e saborear o nosso vinho verde, conhecer as deslumbrantes paisagens desde o Montemuro até ao Douro passando pelo encantador Bestança, vivenciar a nossa cultura, usos e costumes.
O bem-haja à organização e venha a próxima edição!