Início Baião Feira de Fumeiro de Baião reúne número recorde de produtores tradicionais

Feira de Fumeiro de Baião reúne número recorde de produtores tradicionais

COMPARTILHAR
Facebook
A Feira de Fumeiro de Baião, que arranca hoje naquela vila do distrito do Porto, reúne 50 produtores tradicionais, todos do concelho, o maior número de sempre nas 13 edições do certame, disse à Lusa o presidente da autarquia.

Paulo Pereira frisou que o recinto não tem capacidade para acolher mais produtores, caso contrário haveria ainda mais expositores, refletindo o crescimento do setor no concelho.

Falando à Lusa à entrada da tenda gigante onde, até domingo, vai decorrer o certame, o autarca recordou que o sucesso da feira do fumeiro, ano após ano visitada por cerca de 10.000 pessoas, tem atraído mais gente àquele negócio tradicional, ajudando a criar emprego no concelho incluindo alguns jovens que expõem por estes dias o resultado do seu trabalho.

Paulo Pereira e outros membros do executivo percorreu todos os expositores, acompanhando por um grupo de bombos, como manda a tradição de Baião.

À Lusa, o presidente da câmara destacou a qualidade do produto, nomeadamente os cuidados que os produtores têm na preparação do fumeiro, em todas as suas fases.

Aquele trabalho, anotou, é acompanhado por técnicos do município para assegurar a qualidade e que o método de fabrico respeita as exigências da organização.

“Posso garantir que temos aqui fumeiro e enchidos de excelente qualidade”, afirmou.

Nas primeiras horas do evento, a maior preocupação da organização era a meteorologia, nomeadamente as previsões de mau tempo até domingo. Paulo Pereira disse esperar que a chuva e o vento não afastem os visitantes, garantindo que o recinto proporciona todas as condições de conforto aos visitantes.

Na tenda gigante encontram-se também vários restaurantes do concelho que proporcionam aos visitantes o cozido à portuguesa preparado com as carnes e legumes de Baião. A organização estima que até ao final do certame sejam servidas cerca de 4.000 refeições, às quais acrescem as que serão apreciadas nos restaurantes do concelho, por estes dias cheios de visitantes oriundos de vários pontos do país.

Os vinhos verdes da casta avesso também têm lugar de destaque no recinto, com um espaço onde os visitantes podem provar e adquirir algumas das melhores marcas produzidas na sub-região de Baião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nineteen − 12 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.