Logo paivense
Logo paivense

Bombeiro tornou-se num herói ao salvar cadela de afogar-se no Rio Douro

O bombeiro Vitor Sousa, dos voluntários de Cinfães, tornou-se num herói ao lançar-se na água para salvar a cadela Dora, que estava a se afogar no Rio Douro.

A cadela e sua filhota estavam a ser guiadas pelo dono, um recém-habitante do concelho de Cinfães, oriundo da zona de Santarém, às margens do Douro

Segundo relato do dono, o animal  estava habituado a nadar num pequeno afluente do rio Tejo, e por esse motivo atirou-se às águas do Douro. Porém, desta vez, a cadela ficou presa pelos dentes nos cabos de boias sinalizadoras à navegação fluvial, numa zona de algas, a cerca de 20 metros da margem.

Sucedeu que, após hora e meia de luta para sair de água, o dono viu-se na necessidade de pedir ajuda aos bombeiros.

“Deslocamos para o local uma equipa de cinco elementos e eu, como era quem mais experiência tinha em meio aquático, lancei-me à água”, relata o bombeiro Vítor Sousa, licenciado em Educação Física, e natural de V. N. Famalicão. Nos bombeiros Vítor Sousa dá formação a nadadores salvadores.

Sobre o ocorrido e a atuação em resgate, o bombeiro conclui com humildade: “Para uma coisa que não é extraordinária, mas não é muito vulgar nesta zona”.

Graças a atuação do bombeiro em resgate, Dora segue viva e bem, para a alegria de seu dono.