Logo paivense
Logo paivense

Bombeiros de Castro Daire contentes com potencialidades de nova viatura

Os Bombeiros Voluntários de Castro Daire receberam o novo reforço para o combate aos incêndios florestais. Chegou no início do ano uma viatura com capacidade para 6 bombeiros, 3500 litros de água para combate, 300 litros de água para proteção da cabine e ocupantes, e ainda uma cabine pressurizada.

“A nova direção reestruturou toda a situação administrativa e financeira da associação e injetaram a aquisição do veiculo que recebemos, bem como a obra de requalificação do quartel. O veiculo já o recebemos, na transição de ano. As obras ainda estão em processo de concurso publico e estamos a aguardar resposta”, disse o Comandante dos bombeiros, Paulo Almeida, em declarações ao Jornal Paivense.

Nova Viatura de combate aos incêndios

Para o Comandante dos bombeiros, esta nova viatura veio reforçar a capacidade dos mesmos. Embora admitam não terem falta de bombeiros, uma vez que possuem 105 bombeiros no ativo e 30 em formação, os bombeiros de Castro Daire tinham falta de recursos de atuação no terreno.

A perceção dessa carência reforçou-se aquando os incêndios de 15 e 16 de outubro, onde “12 carrinhas da Junta” levaram os bombeiros a apagarem os fogos por não terem viaturas livres.

No entanto, o comandante Paulo Almeida, confessou que os bombeiros ainda estão a necessitar de outra viatura, “mas é fácil entender que cada viatura destas custa mais de 150 mil euros e é preciso ir esperando até termos as condições que desejadas”. Salientou ainda que, com esta nova aquisição, os bombeiros ficam com uma “nova capacidade de resposta”.