Logo paivense
Logo paivense

Câmara C.Paiva lança campanha de sensibilização para limpeza de terrenos florestais

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva está a promover uma “ campanha de esclarecimento e sensibilização “ orientada para as regras e normas aplicáveis à obrigatoriedade da limpeza da floresta. A ação decorre nas escolas e também porta a porta, via CTT.

Para o vereador do ambiente, António Rodrigues, limpar é uma das principais formas de prevenção. A iniciativa pretende não só prevenir a ocorrência de incêndios, mas também reservar a natureza e promover uma consciência mais ecológica, com a particularidade de se evidenciar os melhores conselhos, práticas e posturas para proteger vidas e habitações.

 “É urgente que, para além do reforço das acções de prevenção dos incêndios florestais, as pessoas se mentalizem do interesse de uma estratégia nacional que, no caso dos fogos florestais, se aposte na defesa de pessoas e bens, assim como na forma decisiva e inequívoca no reordenamento florestal e na revitalização económica e social”, reforçou o vereador António Rodrigues.

Campanha começa nas escolas do concelho

Recorde-se que é obrigatório, até ao próximo dia 15 de Março, limpar os em terrenos, nomeadamente 50 metros à volta das habitações. Além disso, deve-se fazer esta limpeza sempre que os terrenos estejam ocupados por floresta, matos ou pastagens naturais, numa faixa não inferior a 10 metros, quando a área em causa possa abranger apenas outras ocupações de espaço rural e aponta os 10 passos para defender as habitações em caso de incêndio florestal.

LEIA MAIS: