
Câmara Municipal renovou o contrato programa com a ANCRA – Associação Nacional de Criadores da Raça Arouquesa, assegurando o apoio logístico e financeiro, para o ano de 2021.
Os apoios contemplam a cedência gratuita do espaço onde funciona a sede e o talho da instituição; a transferência mensal de 800 euros e ainda a atribuição de um subsídio para as atividades programadas, nomeadamente, 5 mil euros para o Concurso Nacional de Raça Arouquesa; 1500 euros para o Desfile do Mundo Rural e 1000 euros para a organização do espaço agrícola na Expo Montemuro.
O presidente Armando Mourisco justifica os apoios sublinhando “a importância da raça arouquesa na economia local”, acrescentando que, “esta associação tem um papel fundamental na defesa, preservação e promoção desta raça autóctone que a todos orgulha”. O autarca cinfanense salienta, ainda, o trabalho desenvolvido pelos produtores locais de raça arouquesa na manutenção e crescimento do número de animais; na salvaguarda das nossas tradições; no contributo para a fixação de população e combate à desertificação e também na preservação ambiental.