No mesmo documento, os socialistas lembram que “há vários anos que o PS, nos órgãos próprios – reuniões de Assembleia e Câmara Municipal – vem alertando para o agravar da situação económica do Município, especialmente no que diz respeito ao prazo médio de pagamento a fornecedores onde, ano após ano, Penafiel vem figurando como um dos Municípios que mais tempo demora a honrar os seus compromissos”. Assim, defende o PS/Penafiel, “os dados plasmados no relatório do Conselho de Finanças Públicas mais não vêm que confirmar os legítimos alertas que o PS vinha fazendo ao Executivo”.
Na sequência da divulgação do relatório, o PS/Penafiel sustenta ainda que “esta é realmente uma situação preocupante, porque pode acarretar para a autarquia uma série de constrangimentos”. E dá como exemplo “a retenção de receita proveniente das transferências do Orçamento do Estado, com os inerentes prejuízos que daí decorrerão para todos os penafidelenses”.
Em resposta, a Câmara, liderada por uma coligação PSD/CDS, defende que “estes resultados devem-se ao atraso do pagamento dos fundos comunitários”. “Penafiel executou várias obras financiadas e os fundos comunitários atrasaram o pagamento. Se as contas tivessem fechado no fim do mês de março, esses números seriam completamente diferentes”, frisa.
A Autarquia sustenta, ainda, “que a prestação de contas municipais a decorrer no mês de Abril” permitirá “constatar a boa saúde financeira do Município”.
Fonte: A Verdade