
A Câmara Municipal informou em comunicado (disponível mais abaixo) que várias árvores do Largo do Conde terão de ser retiradas pois não apresentam sustentabilidade e segurança necessárias para permanecerem no mesmo.
“Caros Paivenses,
A requalificação do centro da nossa Vila, mais concretamente o Largo do Conde e a Praça da Independência, decorrem a bom ritmo com os trabalhos de execução da empreitada, no âmbito da qual estão a ser colocadas todas as infraestruturas, abastecimento de água, águas residuais, águas pluviais, rede elétrica entre outras.
Igualmente está a ser regularizada a plataforma existente para que se possa uniformizar toda a área pedonal e de circulação, eliminando-se diversas barreiras arquitetónicas e facilitando a circulação todos em geral e para os cidadãos com mobilidade reduzida em particular, com o ensejo de devolver aos paivenses este espaço, requalificado e com um estilo de modernidade.No âmbito desta intervenção, foi solicitado novo Estudo Fitossanitário e de Avaliação do Risco das Árvores, que determinou a necessidade de se efetivar o corte de 10 árvores (tílias) uma vez que a pouca estabilidade das mesmas e consequente segurança para pessoas e bens que daquela resulta, não permite que se mantenham. Não obstante, as árvores abatidas serão substituídas por outras mais jovens e com mais condições de desenvolvimento e adaptação ao novo espaço.
A decisão que agora se impõe, apesar de difícil, não poderia ser outra quando confrontados entre a manutenção das árvores e a garantia da segurança de pessoas e bens, forçosamente temos de optar por esta última.