• Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home Economia

Carros elétricos poluem mais na produção mas compensam depois. Em Portugal, as vendas crescem exponencialmente

22 de Novembro de 2018
Reading Time: 3 mins read
A A
0
Carros elétricos poluem mais na produção mas compensam depois. Em Portugal, as vendas crescem exponencialmente
Share on FacebookShare on Twitter

(CC0/PD) Joenomias / pixabay

Produzir carros elétricos é mais prejudicial para o ambiente do que carros tradicionais, mas o impacto sobre os ecossistemas é compensado por emitirem muito menos poluição do que os a gasolina ou gasóleo, indica um relatório europeu neta quarta-feira divulgado.

O relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA) confirma que os carros elétricos são melhores para o ambiente e para a qualidade do ar, porque emitem muito menos gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos em todo o seu ciclo de vida, comparando com os veículos a gasolina ou diesel.

A AEA salienta no documento que a promoção das energias renováveis e da economia circular (incluindo os veículos partilhados ou a mudança para designs que permitam a reutilização e reciclagem) vai ajudar a maximizar os benefícios da mudança para os veículos elétricos.

Denominado “Veículos elétricos, ciclo de vida e perspetivas de economia circular”, o relatório analisa o impacto dos carros elétricos nas alterações climáticas, na qualidade do ar, ruído e ecossistemas, comparando-o com os automóveis tradicionais.

E conclui que um carro elétrico, em todo o ciclo de vida, produz menos gases com efeito de estufa e poluentes do ar do que os movidos a gasolina ou diesel. No entanto, salienta o documento, o carro elétrico polui mais na fase de produção, especialmente devido à necessidade de extração e processamento de cobre, níquel e outras matérias primas fundamentais para as baterias.

Comparando as emissões de gases com efeito de estufa em todo o ciclo de vida os veículos elétricos poluem menos 17% a 30% do que os carros a gasolina ou gasóleo. Com as novas políticas ambientais europeias, as emissões do ciclo de vida de um veículo elétrico tipo deverão ser 73% menores até 2050, segundo as contas da AEA.

Para a qualidade do ar local, naturalmente os veículos elétricos são melhores, porque não produzem emissões de escape, ainda que poluam de outras formas, como através dos pneus, diz-se no documento. Que também salienta os benefícios em termos de poluição sonora.

A Agência diz que questões ambientais podem ser minimizadas através de um sistema de economia circular que facilitasse a reutilização e a reciclagem, especialmente das baterias dos carros elétricos.

Segundo a AEA as emissões de gases com efeito de estufa do setor dos transportes têm vindo a aumentar na União Europeia desde 2014. Estimativas preliminares para 2017 indicam que as emissões dos transportes aumentaram 28% em relação aos níveis de 1990.Os transportes continuam a ser uma fonte significativa de poluição do ar e são a principal fonte de ruído ambiental na Europa, diz-se no resumo do documento.

Vendas com crescimento “exponencial” em Portugal

No caso específico de Portugal, a venda de carros elétricos registou este ano um crescimento “exponencial”, disse esta quarta-feira o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes. Segundo o governante, “por cada 100 carros vendidos, mais de cinco já são elétricos“, “um crescimento que começa a ser exponencial”.

“Já se venderam, até setembro, bem mais veículos elétricos este ano do que em todo o ano passado”, disse José Gomes Mendes, na Guarda, na sessão de abertura da conferência “Mobilidade Urbana Sustentável”, promovida pela Câmara local.

Em declarações à agência Lusa, no final da intervenção, o secretário de Estado assumiu que os números das vendas de veículos elétricos “são muito satisfatórios”.

“A taxa de penetração dos veículos elétricos e híbridos ‘plug-in’, quando comparada com o total de veículos vendidos, até setembro deste ano, já vai em 5,4%, portanto, está mais do que a duplicar a cada ano. É exponencial, o crescimento”.

Para o responsável, o cenário “significa que o português comum já percebe que há vantagens em utilizar veículos de emissões zero, portanto, descarbonizados”, o que considera “boas notícias para a mobilidade em Portugal”.

Fonte: ZAP

Tags: AmbienteAutoDestaqueEconomiaGoverno
Previous Post

“Originalidade portuguesa”. CNE quer acabar com o 2º ciclo

Next Post

“Soldado do futuro”. Governo vai investir 171 milhões de euros em equipamento militar

Eco Flame Garden, Tendência e revolução: como empresa brasileira transformou áreas comuns em ambientes únicos

Eco Flame Garden, Tendência e revolução: como empresa brasileira transformou áreas comuns em ambientes únicos

Um novo jeito de se utilizar o jardim. É o que prega a Eco Flame Garden,  empresa brasileira que em...

Eficiência Energética em edifícios de serviços: Encontra-se a decorrer o prazo para apresentação de candidaturas

Eficiência Energética em edifícios de serviços: Encontra-se a decorrer o prazo para apresentação de candidaturas

Encontra-se a decorrer o prazo para apresentação de candidaturas ao Aviso N.º 01/C13-i03/2022 – Eficiência Energética em edifícios de serviços – Apoio...

Portugal vai ser o país que mais crescerá na UE neste ano

Portugal vai ser o país que mais crescerá na UE neste ano

A Comissão Europeia revela números otimistas e vê o produto interno bruto (PIB) português a crescer 5,8% no ano corrente, o...

Roberta Metsola defende embargo total ao gás, carvão e petróleo vindo da Rússia

Roberta Metsola defende embargo total ao gás, carvão e petróleo vindo da Rússia

A presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, defende que a União Europeia deve deixar de comprar definitivamente o petróleo,...

Gestora compartilha experiência nos mercados brasileiro, europeu e africano

Gestora compartilha experiência nos mercados brasileiro, europeu e africano

Esses países fazem parte da lusofonia, partilhando o português como língua dominante. A administradora de empresas Sandra Raphael é um...

Plataforma Booking erra ao sobrepor reservas

Plataforma Booking erra ao sobrepor reservas

Já não é a primeira vez que proprietários de alojamentos locais de pouca capacidade se deparam com reservas sobrepostas. Como...

Next Post
“Soldado do futuro”. Governo vai investir 171 milhões de euros em equipamento militar

“Soldado do futuro”. Governo vai investir 171 milhões de euros em equipamento militar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

De Castelo de Paiva para todo Portugal

Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos

profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência

Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021 De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In