A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai realizar durante o mês de abril de 2025 uma série de intervenções de silvicultura preventiva nas freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso (incluindo Póvoa, Arejinha e Gaído). A ação conta com o apoio técnico da 2.ª Brigada de Sapadores Florestais da CIM do Tâmega e Sousa e integra-se no Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.
Os trabalhos, que seguirão um plano territorial específico, visam:
- Reduzir a carga de combustível florestal
- Criar faixas de descontinuidade vegetal
- Melhorar as condições de acesso e intervenção em caso de emergência
A autarquia destaca que estas medidas são essenciais para:
- Diminuir a propagação de eventuais incêndios
- Proteger os ecossistemas locais
- Garantir a segurança de pessoas e bens
“Convidamos todos os proprietários a colaborar ativamente nestas ações”, reforça a edilidade, lembrando que a eficácia das medidas preventivas depende da participação comunitária. A iniciativa reforça o compromisso municipal com a proteção ambiental e a segurança pública, seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Defesa da Floresta.
A população pode obter informações adicionais nos serviços municipais competentes ou através dos canais oficiais da autarquia.