Início Ambiente Proteção Animal de Payva alerta para o perigo mortal do contacto com...

Proteção Animal de Payva alerta para o perigo mortal do contacto com a lagarta do pinheiro

Nesta fase, antes de sua metamorfose, as lagartas do pinheiro representam perigo para pessoas e animais, pois liberam toxinas ao serem tocadas, que podem ser até mortais.

COMPARTILHAR

A Proteção Animal de Payva alerta aos habitantes do concelho de Castelo de Paiva e região para os riscos associados ao contacto com a lagarta do pinheiro, que pode ser mortal.

De seu nome científico Thaumetophoea pityocampa, as lagartas nascem no final do verão, entre Agosto e Setembro, em ninhos que são normalmente formados na copa dos pinheiros. Entre Janeiro e Maio as também conhecidas como processionárias deixam o pinheiro e deslocam-se em filas gigantes, parecendo que estão numa procissão – daí o nome. Nesta fase, antes de sua metamorfose, representam perigo para pessoas e animais, pois liberam toxinas ao serem tocadas, que podem ser até mortais.

Recorde-se que no dia 30 de Janeiro de 2017, 18 crianças foram internadas por terem estado a brincar com um casulo de lagartas do pinheiro em Lisboa. Como foram assistidas no mesmo dia, o caso não foi grave, sendo que as crianças ficaram apenas com manchas na pele, prurido e urticária, mas todo o cuidado é pouco. Em Felgueiras, 40 crianças de uma escola tiveram de receber tratamento dos bombeiros.

Devido ao perigo que representam, é preciso redobrar o cuidado ao visitar zonas de jardins e pinheiros, muito comuns no concelho. Embora não exista nenhum número oficial para contactar, se vir estas lagartas (de preferência o ninho) pode sempre tentar contactar a Junta de Freguesia ou Câmara Municipal, explicar o perigo que representam e esperar que possam ajudar.

A Proteção Animal de Payva define-se como um grupo de cidadãos motivados na implementação de medidas de defesa da vida animal, e promover na sociedade civil o respeito pelos animais, além de importantes funções sociais no campo higieno-sanitário.

Para mais informações, segue contacto da Proteção Animal de Payva: protecaoanimalpayva@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × one =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.