Início Castelo de Paiva Poluição no Rio Paiva pode estar a chegar a níveis alarmantes

Poluição no Rio Paiva pode estar a chegar a níveis alarmantes

COMPARTILHAR

O rio Paiva é um curso de agua que nasce na serra de Leomil, mais especificamente na freguesia de Pera Velha pertencente ao concelho de Moimenta da Beira e desagua no Douro em Castelo de Paiva, apanhando a freguesia de Fornos pela margem esquerda. Pela margem direita, encontra a freguesia de Souselo, Cinfães.

Foi considerado não há alguns anos o rio menos poluído da Europa, mas nos dias de hoje está distante de seu glorioso passado, por receber descargas poluentes diretamente no rio.

Ao longo dos últimos vezes temos apreciado vários projetos e imagens que apelam a sua beleza mas infelizmente o “rio mais limpo da Europa” está a ser ameaçado por descargas poluentes. Denúncias da população apontam que as descargas ilegais tem sido realizadas pelas autarquias de Arouca, Castro Daire e Vila Nova de Paiva, apontada como proveniente das ETAR.

Descarga ilegal em Castro Daire

O Jornal Paivense está a apurar as denúncias. No entanto, o que se percebe é que há, de facto, descargas pontuais em diversas localidades ao longo do rio Paiva, o que pode ser comprovado por imagens feitas por nossos repórteres, assim como outras enviadas à nossa redação.

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.