Início Castelo de Paiva Rotary Club nomeia Governador Assistente para os clubes de Paredes, Trofa e...

Rotary Club nomeia Governador Assistente para os clubes de Paredes, Trofa e Vizela

COMPARTILHAR

A partir de hoje até 30 de junho de 2020, o paivense Paulo Ramalheira Teixeira, membro do Rotary Club de Castelo de Paiva, foi nomeado pelo Governador do Distrito 1970, seu Governador Assistente para os Clubes de Paredes, Trofa e Vizela.

É um motivo de grande satisfação para o Rotary Club de Castelo de Paiva e para o concelho,  que vê o prestígio do seu clube rotário ultrapassar as fronteiras do concelho e até da região do Tâmega e Sousa.

Paulo Ramalheira Teixeira entrou em Rotary em 1989, tendo sido o primeiro presidente do Rotaract Clube do Porto Douro. Ja foi por três vezes Presidente do Rotary Club de Castelo de Paiva,  Governador Assistente em três Governadorias e coordenador dos governadores assistentes na Governadoria do Governador Fernando Laranjeira. Actuamente é o delegado do Rotary Club de Castelo de Paiva à Rotary Foundation e à Fundação Rotária Portuguesa.

Sobre a função dos governadores assistentes do Rotary

No contexto do Plano de Liderança Distrital foi permitida a designação de governadores assistentes em cada distrito com a finalidade de redistribuir atividades administrativas atribuídas aos governadores (Manual de Procedimentos Pág. 38 a 39 – 16 atribuições). O propósito fundamental do PLD é possibilitar aos governadores e sua equipe de líderes, melhor servir aos clubes, possibilitando ao distrito o desempenho mais eficaz.

O Rotary Internacional sugere em seus diversos manuais, os princípios e normas de conduta para os governadores assistentes. Dentro da linha traçada pelo PLD, os governadores assistentes devem estar preparados para dar assistência aos clubes de sua área, de forma a torná-los mais eficazes: ampliando os quadros associativos; evitando a evasão de associados; implementando projetos para sanar necessidades das comunidades locais; formando líderes capazes de servir ao Rotary, além do âmbito do clube. Para cumprir as orientações do PLD, os governadores assistentes precisam compreender as características de cada clube e buscar meios de estar junto às atividades de cada um. 

Rotary Club no mundo

O grupo possui um pacto: trabalhar no clube a fim de verem solucionados desafios difíceis das nossas comunidade. A rede rotária Internacional e portuguesa transformaram doações em para financiar o trabalho dos seus associados e parceiros.

O Rotary é um dos três membros não permanentes da ONU. Fundou-se aquando o advogado Percy Harris, em 1905, sentiu o desejo de reproduzir, num grupo profissional, o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas da sua juventude.

O primeiro clube de prestação de serviços do mundo nasceu em Chicago. O nome “Rotary” advém do sistema inicial de rotação das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo.

“A Carta Constitucional do Rotary Clube de Lisboa datada de 23 de Janeiro de 1926, impulsionou o desenvolvimento do movimento rotário em Portugal, sobretudo através dos Clubes de Lisboa e do Porto, e permitiu augurar a constituição do Distrito Rotário Português que, de facto, começou a funcionar como tal em 1946, com o número 62”, como pode ler-se no site da instituição.