Início Castelo de Paiva Banda de Musica dos Mineiros do Pejão promoveu concerto de encerramento de...

Banda de Musica dos Mineiros do Pejão promoveu concerto de encerramento de época

COMPARTILHAR
Concerto de Encerramento da Banda de Musica dos Mineiro do Pejão

A exemplo de anos anteriores, a Banda de Musica dos Mineiros do Pejão promoveu no passado Domingo, na Igreja Paroquial de Pedorido, o seu habitual Concerto de Encerramento da presente temporada, numa iniciativa marcada por uma salutar confraternização entre dirigentes, regente e músicos que integram a reconhecida filarmónica paivense, que este ano contabilizou 70 anos de actividade, tendo marcado presença o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, para além dos restantes elementos do Executivo Municipal, entre muitos convidados.

Num jantar de confraternização que reuniu mais de 200 pessoas em Pedorido, entre associados, amigos e convidados, o presidente da Direcção, Mário Faísca, agradeceu a presença de todos bem como se congratulou com este momento por todos desejado, depois de uma época de intensa actividade, com participação em festas e arraiais por todo o país, também em iniciativas municipais.

edil paivense realçou a importância da iniciativa e, ao mesmo tempo, confirmou a razão porque esta associação se assume como uma referência na cultura paivense, a ser uma filarmónica reconhecida, ajudando a consolidar e a exaltar o mérito e o prestigio que esta banda musical orgulhosamente apresenta.

O concerto memorável encheu por completo a Igreja Paroquial de Pedorido. O presidente Gonçalo Rocha, destacou que esta é uma grande e valiosa instituição de Castelo de Paiva, onde a música é feita pelo maior valor que são as pessoas, e por isso é importante estar reconhecidos pela forma empenhada a estas instituições que se dedicam com todo o gosto à música e à cultura.

O vereador José Manuel Carvalho realça uma história longa, desta magnífica banda musical, cada vez mais rejuvenescida, mas sem esquecer o grande legado das Minas do Pejão, evidenciando todos aqueles que contribuíram para esta história de sucesso, desde os maestros que a dirigiram, sempre na expectativa do êxito, os dirigentes e colaboradores, que ao longo de gerações compuseram elencos e foram pilares fundamentais da sua existência.

Banda de Música dos Mineiros do Pejão conta actualmente com cerca de 70 elementos, sob a regência do maestro Francisco Manuel Sousa Moreira, e mantém em funcionamento a sua escola de música, situada na área do Couto Mineiro, que conta com cerca de 50 alunos, orientada por 10 professores de reconhecida competência artística e pedagógica.

Desde 2014 tem em funcionamento regular a sua Banda Juvenil, com o apoio dos chefes de naipe e professores da escola, dirigida por Nuno Pereira e através de protocolos estabelecidos com a Academia de Música de Castelo de Paiva e Conservatório de Música de Fornos – Santa Maria da Feira, procura elevar o nível artístico dos alunos que manifestam vontade de oficializar os estudos musicais.

Recorde-se que a Banda de Musica dos Mineiros do Pejão protagonizou na temporada que agora encerrou, mais de duas dezenas de actuações, entre concertos e participações em  festas e romarias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × 5 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.