Castelo de Paiva — Em comunicado oficial emitido pelo Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo, confirmaram-se os resultados das Eleições Autárquicas, que marcam o regresso do Partido Socialista (PS) à liderança da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Depois de um interregno de apenas quatro anos, o socialista Ricardo Cardoso é o novo Presidente da Câmara, garantindo 51,31% dos votos para a edilidade paivense, o que corresponde a 5817 votos e assegura uma maioria absoluta com quatro mandatos. O líder da candidatura do PS alcançou uma diferença de 776 votos em relação ao seu mais direto opositor, José Rocha (PSD).
Assembleia Municipal e Resultados Concelhios
Na eleição para a Assembleia Municipal, a vitória foi do PSD com 48,32% (5480 votos), elegendo Almiro Moreira para a presidência. O PS obteve 47,63% dos votos (5401 votos). Para o quadriénio que se segue, regista-se a seguinte distribuição de mandatos na Assembleia Municipal: 11 lugares para o PSD e 10 lugares para o PS.
Em termos globais, dos 14.025 eleitores inscritos em Castelo de Paiva, votaram 11.340, com uma abstenção de 19,18%.
O resultado final para a Câmara Municipal foi o seguinte:
- PS: 51,31% (5817 votos)
- PSD: 44,47% (5041
- CHEGA: 1,69% (192 votos).
- CDU: 0,75% (85 votos).
Triunfo Socialista nas Freguesias
O PS quase alcançou o pleno nas Assembleias de Freguesia, vencendo em oito das nove freguesias do concelho. O partido triunfou nas freguesias de Pedorido, Raiva, Paraíso, Sardoura, Real, Bairros, Sobrado e Fornos.
A única exceção foi São Martinho, que se manteve na liderança do PSD, agora sob a presidência de João Moreira, que alcançou 52,25% dos votos.
Os novos Presidentes de Junta do PS, com os respetivos resultados, são:
- Fornos: Renato Vinagre, com 50,59% dos votos.
- Bairros: Bruno Fidalgo, com 50,79%.
- Sobrado: João Pedro Teixeira, com 57,07%.
- Real: João Quintas, que recupera a autarquia para o PS com 52,60% dos votos.
- Santa Maria de Sardoura: Miguel Duarte, que mantém a liderança do PS com 67,88% dos votos.
- Raiva: Rui Correia, que mantém o domínio do PS com 57,65%.
- Pedorido: Nuno Santos, com 51,09% dos votos.
- S. Pedro do Paraíso: Miguel Gomes, que garantiu 51,37% dos votos.
Na hora da consagração, na festa do PS que começou no Largo do Conde e prolongou pela noite fora, Ricardo Cardoso fez questão subir ao palco e agradecer a todos os militantes e simpatizantes que se empenharam e deram o seu contributo nesta campanha eleitoral, e referiu que, “o PS está de regresso á liderança, é tempo de apontar um caminho alternativo e mudar o concelho para melhor, daí festejarmos com toda a emoção, intensidade e euforia que se impõe. Os paivenses juntaram-se a esta dinâmica imparável de mudança que varreu o concelho. Estamos gratos por esta força, pela enorme manifestação de apoio que nos proporcionaram, e juntos vamos iniciar agora a desejada transformação que se impõe no nosso concelho “.