A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castelo de Paiva, em parceria com o município e a Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios, organiza as I Jornadas CPCJ – “Saúde Mental: Os Desafios Atuais na Infância e Juventude”.
O encontro terá lugar no dia 10 de outubro, entre as 09h30 e as 17h00, no Auditório Municipal, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental. A iniciativa pretende incentivar o debate e a reflexão sobre os desafios enfrentados por famílias e instituições no campo da saúde mental infantil e juvenil.
A abertura contará com momento musical por Zema Monteiro, seguido das intervenções de José Rocha, presidente da Câmara Municipal, Isabel Nascimento, secretária da CPCJ, e Augusto Moreira, presidente da Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios.
Durante a manhã, o Painel 1 será dedicado ao impacto da exposição excessiva aos ecrãs, com a participação da pediatra Micaela Guardiano (ULS S. João). O Painel 2 abordará os transtornos do espectro do autismo, com as contribuições da pedopsiquiatra Sandra Silva Mendes e da terapeuta ocupacional Andreia Moreira (ULS Tâmega e Sousa).
No período da tarde, o Painel 3 centrará a discussão na intervenção precoce e na capacitação das famílias, com Rosário Vieira (enfermeira gestora da ULS Tâmega e Sousa), Catarina Silva (terapeuta ocupacional da ELI) e Fernanda Leal (educadora de infância da ELI).
Por fim, o Painel 4 tratará de “Saúde Mental e Autismo – Desafios atuais para crianças, jovens e famílias”, com António Loureiro, presidente da AMAE – Associação Marco Autismo, seguido de espaço de debate.
A sessão encerra com atuação da Academia de Música de Castelo de Paiva e declarações finais de Almiro Moreira, presidente da Assembleia Municipal, e de Giselda Neves, presidente da CPCJ local.


