Castelo de Paiva, Fornos — Após a vitória nas recentes Eleições Autárquicas, o Jornal Paivense entrevistou Renato Vinagre (PS), o novo Presidente da Junta de Freguesia de Fornos. O autarca eleito detalhou as prioridades para o seu mandato, sublinhando o potencial de cooperação com a Câmara Municipal e o foco na valorização territorial e na segurança.
O Mandato e a Relação Institucional
Jornal Paivense: A sua vitória para a Junta, a par da eleição de Ricardo Cardoso para a Câmara (ambos PS), permite uma forte sintonia política. Como tenciona capitalizar esta coincidência de mandatos para acelerar projetos de grande importância para Fornos?
Renato Vinagre: A sintonia política entre Junta e Câmara é uma *oportunidade para acelerar projetos estruturais. Vamos aproveitar essa cooperação para requalificar o *Polidesportivo da Cépa e a capela de Santo António.
Jornal Paivense: Quais são as duas prioridades inadiáveis que a sua Junta irá concretizar nos próximos quatro anos no campo da infraestrutura social e mobilidade?
Renato Vinagre: As duas prioridades do mandato são: criar o *Centro de Convívio de Fornos, reforçando o apoio social, e a criação de um *parque infantil e de lazer.
Turismo, Praias e Segurança
Jornal Paivense: Fornos possui praias fluviais com grande potencial. Que estratégias concretas planeia a sua Junta para valorizar o turismo balnear e garantir que essas áreas de lazer atraiam visitantes de forma sustentável, com a infraestrutura de apoio necessária?
Renato Vinagre: Queremos valorizar a Praia do Castelo com melhores acessos, estacionamento, iluminação e zonas de lazer, caminhando para a sua classificação oficial como praia fluvial.
Jornal Paivense: Sendo Fornos uma freguesia de passagem e atração turística, o fluxo de pessoas de fora exige atenção especial à segurança. Que medidas tenciona tomar para reforçar a tranquilidade dos residentes e visitantes e prevenir a pequena criminalidade associada a estes fluxos?
Renato Vinagre: Em paralelo, vamos *reforçar a segurança e limpeza, instalar **bocas de incêndio, melhorar a *iluminação pública e trabalhar com as autoridades para garantir tranquilidade a residentes e visitantes.
Visão de Futuro
Jornal Paivense: De que forma a Junta, sob a sua liderança, irá apoiar e dinamizar o movimento associativo e os grupos culturais locais?
Renato Vinagre: Pretendemos uma freguesia mais viva e participativa. Vamos *apoiar associações, **criar eventos culturais e desportivos, dar mais vida às tradições e envolver os jovens na comunidade. Também queremos estar mais próximos das pessoas, com um *canal digital de comunicação direta com os cidadãos, para que todos saibam o que está a ser feito e possam dar opinião.
Jornal Paivense: Como novo Presidente de Junta, qual é a sua visão de futuro para Fornos?
Renato Vinagre: A minha visão é simples: queremos Fornos mais ativo e participativo. Uma freguesia dinâmica onde dá gosto viver.
O Jornal Paivense agradece a disponibilidade do Presidente Renato Vinagre.