Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Núcleo de experiências turísticas será inaugurado no Choupal das Concas em Pedorido
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Castelo de Paiva - Núcleo de experiências turísticas será inaugurado no Choupal das Concas em Pedorido

Castelo de Paiva

Núcleo de experiências turísticas será inaugurado no Choupal das Concas em Pedorido

Last updated: 29 Abril, 2022 16:15
Redação Paivense
Share
SHARE

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai proceder à abertura do Núcleo de Experiencias Turísticas do Couto Mineiro do Pejão, que ficará situado em instalações, criadas para o efeito, no Parque de Lazer do Choupal, em Pedorido, um espaço privilegiado junto à zona ribeirinha do Douro, para dar a conhecer um pouco daquilo que foi a epopeia da exploração carbonífera no território paivense.

      As cerimónias de inauguração desta estrutura turística e promocional estão agendadas para o dia 8 de Maio, com uma cerimónia oficialmarcada para as 10 horas, com o registo de intervenções de representantes da UPICK, ADEP, ARCAF, GDC de Pedorido e Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

      Segue-se uma exibição de estátuas vivas dedicadas ao tema “ A Família Mineira “, e às 10h30 uma Procissão Solene em honra de Santa Bárbara, desde o Choupal das Concas até à Igreja Matriz de Pedorido, onde será celebrada uma missa pelo Reverendo Tiago Santos, em memória dos Mineiros do Pejão.

      Às 12 horas será realizada a bênção do Núcleo de Experiencias Turísticas do Couto Mineiro do Pejão, seguindo-se um momento dedicado ao Hino do Pejão e Hino da Santa Bárbara, cantados por mineiros e comunidade local, sendo que a tarde será ocupada com visitas à exposição permanente e visualização de filmes em 2D e 3D  

      Este é um projecto de promoção local, que surgiu por forma a dar resposta à necessidade de disseminar o património material e imaterial associado às Minas do Pejão, e em simultâneo, desenvolver acções de promoção, demonstração e disseminação da oferta cultural turística disponibilizada pelo Município em todas as suas diferentes valências, designadamente alojamento, produtos agro-alimentares e artesanais, procurando contribuir para o surgimento de novos e inovadores produtos e serviços, promovendo a competitividade do tecido empresarial de Castelo de Paiva, bem como a sua consolidação.

      Trata-se de uma estrutura amovível, instalada no Couto Mineiro do Pejão, no caso concreto na Zona de Lazer do Choupal, em Pedorido, constituída por dois corpos distintos: um de forma quadrada, que funcionará como espaço de recepção aos visitantes, de promoção de espólio mineiro, e de promoção e demonstração de produtos locais, alojamento e eventos, e outro, mais oblongo, que fará a recriação/demonstração do ambiente no interior de uma galeria mineira, com recurso a técnicas inovadoras de projecção de imagens em 3D, recriação de sons, entre outros.

     O edil José Rocha, evidencia a vontade do actual Executivo Municipal em recuperar memórias do tempo mineiro, de forma a potenciar atractividade turística e trazer visitantes ao concelho.

     O autarca paivense considera que o turismo é um sector fundamental para dinamizar a economia local e alavancar oportunidades de negócio, e atrair investimento para o território, daí insistir na necessidade de se dar passos importantes neste domínio, no sentido de criar atractividade ao território, promovendo acções estratégicas para projectar o concelho, divulgar as potencialidade e criar riqueza com dinâmicas económicas e sociais

      Com esta iniciativa, pretende-se avançar com um conjunto de propostas de actividades interpretativas e de estratégias de envolvimento da comunidade a implementar território mineiro, sendo certo que, conforme refere a Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, “ o centro de experiências mineiras é uma viagem ao passado e à memória daquela que foi a maior extracção mineira de carvão do século passado. Esta actividade molda até hoje as gentes de Castelo de Paiva, e por isso, neste centro interpretativo vamos poder encontrar alguns objectos que faziam parte do dia-a-dia do Mineiro do Pejão, quer da vida profissional, quer da parte mais pessoal, sendo que, neste local, podemos também viver o passado através da realidade virtual em 3D, que permite uma viagem ao interior da mina com todas as sensações que a descida provocava, tentando desta forma, uma aproximação do que os mineiros sentiam na sua ida para o trabalho”.

      Recorde-se que, a área total da estrutura é de 58 m2 e contempla casas de banho com chuveiro, sendo que, as propostas de acções a desenvolver, no âmbito da exploração do Núcleo de Experiências Turísticas Mineiras do Pejão, englobam a :

– Organização de experiências para venda – packs promocionais que reúnam alojamento, restauração, actividades lúdico-desportivas, atracções turísticas da região;

– Divulgação do património mineiro do Pejão, material e imaterial;

– Exposição e venda de produtos locais de produtores locais;

– Exposição de vídeos promocionais sobre espaços, locais, serviços e actividades regionais;

– Planeamento de actividades culturais e colaboração em actividades culturais municipais;

– Realização de mostras de artes e ofícios artesanais;

– Espaço/atracção para fotos no Instagram e outras redes sociais;

– Organização de eventos de promoção do Município;

      A edilidade paivense tem planos para a zona mineira, nomeadamente a recuperação de algum edificado que sobreviveu com passar dos anos, e o presidente José Rocha destaca a importância de valorização do legado do Couto Mineiro do Pejão, não descurando o interesse em desenvolver uma estrutura museológica, que envolvendo a comunidade local, possa mostrar a história das Minas do Pejão e reunir algum acervo fotográfico e documental disponível, recordando neste caso a intervenção ao nível da requalificação do Cavalete do Fôjo, uma estrutura mineira desactivada em 1968, localizada em Folgoso, e actualmente propriedade da União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Cinfães: Câmara atribui mais 4 apoios para fixar médicos de família
Next Article Conselho Diretivo e Assembleia Intermunicipal da AMBT reuniram em Baião
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Embaixador de Portugal em Marrocos assinala primeiro mês em funções com agenda institucional em Rabat

O embaixador de Portugal em Marrocos, Luís Faro Ramos, assinalou o primeiro mês de funções com uma agenda de contactos…

Federação das Associações da Diáspora vai anunciar rede de “mandatários internacionais” durante encontro em Viseu

A cidade de Viseu recebe, nos dias 8 e 9 de agosto,…

Porto: Câmara Portuguesa de Comércio em Minas Gerais participou em debate sobre as relações económicas entre Brasil e Portugal

Em parceria com a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Câmara Portuguesa…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Enterro do Entrudo volta a animar carnaval em Pedorido

Num tempo que se deseja de muita folia e boa animação, o concelho de Castelo de Paiva vai voltar a viver o Carnaval com…

O Hóquei Clube Paivense associou-se ao OK SUMER CAMP

O Hóquei Clube Paivense associou-se ao OK SUMER CAMP, uma atividade de verão dedicada ao hóquei que conta com a…

Moto Clube Paivense juntou mais 700 participantes no seu convívio

A exemplo de anos anteriores, o Moto Clube Paivense garantiu no passado Sábado, um rotundo sucesso, com a realização do…

Lares de Castelo de Paiva começam o plano de vacinação contra a covid-19

Os lares de Castelo de Paiva iniciaram hoje o plano de vacinação contra a covid-19, à semelhança do que vem…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?