Portugal Continental vai ser atingido até quinta-feira por poeiras africanas que, em caso de precipitação, podem transformar-se em chuvas de lama, refere a meteorologista de serviço do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Ângela Lourenço.
“Já estão a ser observadas poeiras africanas no ar. Basta olharmos para o céu para ver que a sua cor está diferente. As poeiras estão em suspensão e, devido a efeitos óticos, o céu fica com esta tonalidade diferente, alaranjada e leitosa”, disse Ângela Lourenço.
As poeiras têm origem em tempestades de areia em Marrocos e na Argélia, nomeadamente no deserto do Saara, que ainda estão em curso. “Estas tempestades ainda estão a decorrer e por isso vai continuar a haver um aumento da concentração de partículas no ar”, acrescentou a especialista.
Segundo a meteorologista, podem ocorrer também chuvas de lama. “Se chover, haverá deposição dessas poeiras, ou seja, as gotas da chuva arrastam as poeiras para a superfície provocando essas chuvas de lama”, advertiu.