A cerimónia de Tomada de Posse dos órgãos autárquicos de Castelo de Paiva — Câmara Municipal e Assembleia Municipal — para o mandato 2025/2029 está agendada para o próximo domingo, 2 de novembro, às 14h30, no Auditório Municipal, situado na Rua Emídio Navarro.
O ato foi convocado pelo presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, e será seguido pela primeira reunião da Assembleia Municipal, presidida “pelo cidadão que encabeçou a lista mais votada” — no caso, Almiro Moreira (PSD) —, com o propósito de proceder à eleição do Presidente e dos Secretários da mesa.
O novo presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cardoso (PS), que venceu as mais recentes eleições autárquicas com 51,31% dos votos, tomará posse acompanhado pelos vereadores socialistas Susana Sousa, Rui Gomes e Cristiana Vieira. O executivo municipal fica completo com os vereadores do PSD José Rocha, Francisco Silva e Vanessa Pereira.
Na Assembleia Municipal, onde o PSD foi o partido mais votado (com 48,32% dos votos), os social-democratas asseguraram 11 mandatos, representados por Almiro Moreira, João Pinheiro, Rosa Paiva, Adriano Moreira, Carlos Novais, Ana Rocha, Sandra Moreira, Maurício Corvo, Luís Esteves, Cristiana Vieira e João Cardoso.
O Partido Socialista, com 47,63% dos votos, conquistou 10 lugares, elegendo Victor Moreira, Manuel Mendes, Diana Gomes, Jorge Quintas, Pedro Mendes, Sónia Vieira, Ângelo Fernandes, João Vieira, Mónica Rocha e Renato Santos.
A Assembleia Municipal contará ainda com a presença dos presidentes de Junta de Freguesia. O PS obteve 8 mandatos, correspondentes às vitórias em Fornos (Renato Vinagre), Sardoura (Miguel Duarte), Sobrado (João Teixeira), Bairros (Bruno Fidalgo), Real (João Quintas), S. Pedro do Paraíso (Miguel Gomes), Raiva (Rui Correia) e Pedorido (Nuno Santos). Já o PSD conquistou 1 mandato, referente ao êxito em S. Martinho (João Moreira).
As cerimónias de instalação das Assembleias de Freguesia do concelho decorreram ao longo desta semana, marcando o encerramento do processo eleitoral autárquico e o início de um novo ciclo político em Castelo de Paiva.


