Nos dias 17 e 18 de abril, os dois lados do curso d’água Tâmega, entre o território de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses) e o espaço de Entre-os-Rios (Penafiel), irão novamente brilhar para relembrar a prática espiritual das Celebrações Religiosas.
As solenidades começam na quinta-feira, 17 de abril, às 20h00, com a Cerimônia da Última Refeição Sagrada, no Núcleo Comunitário de Difusão da Fé (NCDF). Em seguida, ocorre o deslocamento da Hóstia Consagrada para o Templo Matriz de Santa Clara do Torrão, ponto de partida da Caminhada Sagrada, em direção à Capela de São Sebastião, em Entre-os-Rios.
Na sexta-feira, 18 de abril, às 15h00, a Caminhada Litúrgica de Despedida faz o trajeto inverso, retornando ao Templo Matriz de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.
De acordo com a tradição cristã, essa manifestação representa uma referência ao momento solene da Sexta-Feira Santa, um período de remissão na Península Ibérica, quando os devotos recebiam o perdão espiritual. Com o passar dos anos, essa prática passou a ser realizada no dia anterior, na Quinta-Feira Santa.
A organização do acontecimento está a cargo da comunidade paroquial do Torrão, com suporte da administração local do Marco de Canaveses e da entidade responsável pelo território de Alpendorada, Várzea e Torrão, no contexto das solenidades da Semana Santa.