(dr) Discovery Channel

Imagens de radar mostraram uma estrutura no vale dos Reis, no Egito, que poder ser a entrada do túmulo de Ankhesenamun, esposa do rei Tut.

Desde janeiro, cerca de 100 trabalhadores egípcios têm escavado uma área do vale ocidental do Vale dos Reis, no Egito, que pode conter a sepultura da esposa do rei Tut. Até agora, os arqueólogos não adiantaram qualquer informação sobre suas descobertas.

No entanto, segundo o Live Science, o Discovery Channel, que está a financiar a investigação, divulgou uma foto das escavações numa área onde uma leitura de radar sugere que a entrada de um túmulo está finalmente localizada.

Escavações anteriores revelaram quatro depósitos que continham peças de cerâmica, lâminas de sílex e o crânio de uma vaca. Os arqueólogos afirmam que depósitos como esses eram frequentemente enterrados pelos antigos egípcios antes de começarem a construção de um túmulo. Além disso, os dados de radar mostraram uma estrutura que pode ser a entrada de um túmulo.

Os depósitos estão localizados perto do túmulo de Ay, que reinou de 1327 a.C. a 1323 a.C., um faraó que sucedeu Tutancâmon (que reinou de 1336 a.C. a 1327 a.C.). Após a morte do rei Tut, a esposa, Ankhesenamun, casou-se com Ay, e os arqueólogos especularam que, se uma sepultura desconhecida estivesse presente, poderia pertencer a Ankhesenamun.

Zahi Hawass, arqueólogo e ex-ministro egípcio de antiguidades que lidera as escavações, disse à Live Science que não pode comentar publicamente as descobertas da sua equipa. No Egito, os arqueólogos costumam esperar até que o ministério de antiguidades lhes dê permissão para anunciar uma descoberta.

Vários túmulos?

De acordo com uma declaração do Discovery Channel, enviada à Live Science, a empresa tem acesso “exclusivo” para filmar as escavações, que esperam transformar numa série de documentários.

Segundo essa nota, pode haver vários túmulos reais ainda não descobertos no vale ocidental. Hawass e outros arqueólogos disseram, no passado, que isso é possível, embora as escavações atuais estejam focadas em encontrar apenas um túmulo.

“Liderados pelo arqueólogo Zahi Hawass, os mais de cem trabalhadores egípcios estão a escavar a parte ocidental do vale, onde os arqueólogos acreditam que vários túmulos reais estão escondidos”, disseram representantes do Discovery Channel.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.