Um novo estudo da Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, aponta que uma barba robusta oferece vários benefícios que podem tornar a pele não só mais bonita, como também mais saudável.

Investigadores deixaram um grupo de modelos – alguns com barba e outros sem – sob o severo sol do deserto australiano, de forma a analisar os efeitos dos raios solares na pele dos participantes, relata o estudo publicado em 2012 na PubMed.

Quando compararam a quantidade de radiação absorvida por cada indivíduo, descobriram que as barbas bloqueavam 90 a 95% dos raios UV prejudiciais. Este nível de proteção poderia ainda retardar o processo de envelhecimento e reduzir o risco de desenvolver cancro da de pele.

“Os pelos faciais têm um fator de proteção ultravioleta (UV) de 2 a 21”, explicou um dos cientistas do estudo, Alfio Parisi, ao portal Men’s Journal. “A percentagem de UV bloqueada depende da espessura e do ângulo do sol. Desde que a barba tenha uma espessura razoável, não acho que haja necessidade de colocar protetor solar na barba”.

É difícil quantificar a espessura certa de uma barba para que possa travar os raios ultravioleta, mas Parisi adiantou que deve ser um pouco robusta, ou seja, é necessário um pouco mais do que “uma barba por fazer”.

A barba funciona ainda como barreira para poeiras e pólen, funcionado como uma “fortaleza” que protege o nariz, olhos e a boca dos agentes irritantes. Além disso, uma camada espessa de pêlos faciais retém a humidade, agindo como barreira contra o vento.

As evidências deste estudo são apoiadas por outras investigações. Um outro estudo, publicado no Journal of Evolutionary Biology, dava conta que as mulheres preferem homens com barbas por fazer, considerando-os mais atraentes.

Uma outra pesquisa, publicada no Journal of Hospital Infection, confirma os benefícios para a saúde acima citados. No entanto, nem tudo são boas notícias: um outro estudo aponta que os homens que usam barba tendem a ser mais agressivos e sexistas contudo, acrescenta, a relação não é casual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seventeen − seven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.