Início Ciência Descoberta cratera gigante cheia de gelo em Marte

Descoberta cratera gigante cheia de gelo em Marte

Uma enorme cratera cheia de gelo na superfície de Marte foi revelada em imagens. A Cratera de Korolev é uma depressão com 60 quilómetros de diâmetro e quase 2 quilómetros de espessura preenchida de gelo.

Como a Terra, Marte tem estações. E, como a Terra, as estações mais quentes resultam em derretimento de gelo. Porém, acredita-se que a cratera aprisiona uma camada de ar frio que impede o derretimento do gelo, mesmo durante o verão de seis meses do norte de Marte, tornando-a uma espécie de “Terra Invernal Encantada”.

Conforme o ar se move sobre a superfície da cratera, afunda e cria uma zona de baixa temperatura que preserva o gelo, protegendo-o da atmosfera circundante.

A presença de água líquida em Marte tem sido objeto de muitos debates há anos e sua descoberta pode ser a chave para encontrar a vida alienígena.

No entanto, os cientistas sabem há muito tempo que grande parte das regiões polares do planeta vermelho são adornadas por uma camada de gelo. O local de Korolev é um exemplo particularmente bem preservado de uma cratera marciana congelada.

As imagens da cratera foram enviadas pela missão Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA), que foi lançada em 2003 e agora está em órbita em redor do planeta. A imagem completa da enorme cratera foi montada usando cinco diferentes partes de imagem que foram combinadas para formar uma única imagem.

ode haver alguma poeira fina misturada com o gelo, mas não o suficiente para mudar a aparência da superfície. “A cor é a cor que se vê”, diz Ralf Jaumann, do Centro Aeroespacial Alemão, onde a imagem foi processada.

A região ao redor da calota polar do planeta, conhecida como Olympia Undae, é uma zona particular de interesse para outras missões, incluindo o programa ExoMars da ESA, que visa estabelecer se existiu vida em Marte. Destinado a aterrar em 2021, o ExoMars rover irá perfurar a superfície para procurar evidências de antigas formas de vida enterradas por baixo do planeta.