Início Ciência Ratos obesos deixam de ter ansiedade quando as células zombie saem do...

Ratos obesos deixam de ter ansiedade quando as células zombie saem do cérebro

Uma equipa de investigadores provou, em cobaias, que a obesidade aumenta o nível de células zombie ou senescentes no cérebro e que estas células, por sua vez, estão ligadas à ansiedade.

Através de experiências com ratos de laboratório, uma equipa de investigadores da Mayo Clinic provou que a obesidade aumenta o nível de células zombie ou senescentes no cérebro e que estas células, por sua vez, estão ligadas à ansiedade. Quando são usados medicamentos senolíticos, os comportamentos ansiosos nos ratos dissipam-se.

Segundo a MedicalXpress, as células zombie são células que permanecem numa determinada área do corpo prejudicando algumas funções. A investigação mostrou que estas células contribuem para o envelhecimento, osteoporose, diabetes e fraqueza muscular, por exemplo.

Neste caso em particular, os cientistas sabiam que a obesidade – tanto nos humanos como nos ratos – está relacionada ao aumento da ansiedade e a outros problemas emocionais. No entanto, os detalhes desta relação não estão claros.

Usando ratos geneticamente modificados e normais, a equipa determinou que os animais desenvolveram mais células de gordura na área do cérebro que controla a ansiedade e tiveram um aumento significativo de células zombie na mesma região.

Os cientistas chegaram à conclusão que “limpar” as células com medicamentos senolíticos nos dois modelos de ratos resultou no final do comportamento ansioso: as células lipídicas desapareceram do cérebro e a neurogénese, ou crescimento celular neurológico normal, foi retomada.

No fundo, os dados explicados no artigo científico, publicado recentemente na Cell Metabolism, demonstram uma ligação entre obesidade, senescência e comportamento semelhante à ansiedade.

Além disso, o estudo é um “suporte crítico para a possível viabilidade da administração de senolíticos para tratar comportamentos semelhante à ansiedade, desde que ensaios clínicos futuros validem esta abordagem”.