Início Ciência A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber...

A Ciência descobriu qual é a melhor altura do dia para beber café (e não é de manhã)

COMPARTILHAR

[embedded content]

Enquanto recolhemos mais grãos, produzimos mais café e patrocinamos os nossos cafés locais, podemos não estar a maximizar os benefícios de saúde e de aumento de energia da nossa caneca diária de café.

De acordo com a Inc., uma análise de 127 estudos científicos destacou os muitos benefícios de beber café, de uma vida média mais longa a um risco reduzido de cancro, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e doença de Parkinson.

Soa bem mas há um problema: os benefícios do café podem estar a ser diminuídos dependendo da altura do dia em que o bebemos. Essencialmente, a ciência diz-nos que é melhor beber café quando os níveis de cortisol do corpo estão baixos.

Isso ocorre porque tanto a cafeína como o cortisol causam uma reação ao stress no corpo e muito stress é muito mau para a saúde por motivos óbvios. Além disso, pode acabar por fazê-lo ficar mais cansado a longo prazo.

Em contraste, se se beber café quando o cortisol está em baixo, a cafeína ajuda a suavizar o humor e o nível de energia para que se possa fazer mais sem nervosismo a mais.

O cortisol, uma hormona do stress, é libertada de acordo com os seus ritmos circadianos. Isso varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, alguém que acorda às 6h30, terá os seus níveis de cortisol atingirem o pico em diferentes janelas, incluindo das 8h00 às 9h00, do 12h00 às 13h00 e das 17h30 às 18h30. Alguém que se levanta às 10h00 experimenta um pico de cortisol cerca de três horas mais tarde.

No entanto, os níveis de cortisol começam a subir assim que se começa a movimentar pela manhã, por isso esse não é o momento ideal para tomar café. Nem é a tarde, porque isso pode dificultar o sono durante a noite. Isso significa que as pessoas que acordam às 6h30 devem tomar café depois de a primeira janela de cortisol fechar – aproximadamente entre 9h30 e 11h30 – se quiserem beneficiar realmente de um pouco de cafeína.

“Eu diria que no meio da manhã ou no início da tarde é provavelmente a melhor altura”, disse a nutricionista certificada Lisa Lisiewski à CNBC. “É quando os níveis de cortisol estão mais baixos e realmente beneficia-se do estimulante.”

De acordo com uma sondagem de 2018, 64% dos americanos inquiridos disseram que tinham consumido café no dia anterior. Esta é a percentagem mais alta desde 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.