Uma equipa de investigadores canadianos identificou a conjuntivite como um novo sintoma primário de covid-19. Os cientistas alertam os oftalmologistas para os perigos inerentes.

Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são: febre, tosse e dificuldades respiratórias. Além disso, há outros sintomas menos frequentes, mas que também são sinais de que talvez possa estar infetado, nomeadamente dores de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço.

Agora, uma equipa de investigadores identificou um possível novo sintoma: conjuntivite.

Em março, escreve o Tech Explorist, uma canadiana de 29 anos deu entrada no hospital com um caso sério de conjuntivite e sintomas respiratórios mínimos. O tratamento que lhe foi administrado não surtiu grande efeito e um dos médicos sugeriu que a mulher fizesse um teste ao novo coronavírus, que viria a revelar-se positivo.

“O que é interessante neste caso, e talvez muito diferente de como foi reconhecido naquele momento específico, foi que a principal apresentação da doença não era um sintoma respiratório. Foi o olho”, explicou Carlos Solarte, professor na Universidade de Alberta, no Canadá.

“Como não havia febre nem tosse, não fomos levados a suspeitar de covid-19 no início. Não sabíamos que o vírus poderia apresentar-se principalmente nos olhos e não nos pulmões”, acrescentou.

Outros estudos já sugeriram que a conjuntivite pode ser um sintoma secundário em cerca de 10 a 15% dos casos. Graças às revelações deste novo estudo, publicado recentemente na revista Canadian Journal of Ophthalmology, os cientistas perceberam melhor como é que o vírus se pode transmitir através e afetar o sistema de membrana mucosa do corpo.

“É importante garantir que todos estejam bem protegidos. Agora, os nossos oftalmologistas estão a usar luvas, batas e máscaras faciais sempre que veem um desses pacientes. Precisamos de ter cuidado com as medidas de proteção para examinar esses pacientes”, explicou Solarte, citado pelo portal canadiano Folio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − twelve =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.