Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Afinal a múmia não tinha fugido do seu sarcófago
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Afinal a múmia não tinha fugido do seu sarcófago

Ciência

Afinal a múmia não tinha fugido do seu sarcófago

Redação
Last updated: 29 Março, 2018 7:00
Redação
Share
SHARE

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=G-qDZdMwD9A?feature=oembed&w=700&h=394]

Cientistas australianos descobriram restos de uma múmia dentro de um caixão com 2.500 anos, há décadas intocado num museu na Universidade de Sydney. O líder da pesquisa fala numa grande descoberta para a arqueologia.

Uma múmia de 2.500 anos foi finalmente descoberta num caixão preservado na Universidade de Sydney durante os últimos 150 anos. Os arqueólogos acreditavam, até então, que o sarcófago estava vazio.

Os arqueólogos do Museu Nacional, o mais velho da Austrália, encontraram restos humanos de uma múmia ao levantarem a tampa do antigo caixão. A múmia não estava completamente intacta e os restos estavam um pouco danificados, como avança o canal ABC News.

Enquanto os hieróglifos no caixão indicam que tenha sido feito para uma sacerdotisa chamada Mer-Neith-it-es, os cientistas apontam que às vezes as múmias são tiradas do caixão original para que este seja usado depois. Os antigos vendedores egípcios poderiam colocar outra múmia dentro, se o comprador assim pedisse.

Os arqueólogos tentam agora revelar o mistério de quem na verdade está dentro do caixão, ao usar modelos de três dimensões e conduzindo digitalizações por Tomografia Computadorizada (CT).

“A múmia é mais velha, e tem algumas alterações degenerativas precoces e o sacro está fundido, pelo que sabemos que é definitivamente um adulto”, concluiu o professor John Magnussen.

O exame mostrou que os restos pertencem a um adulto com mais de 30 anos. A múmia estava em pedaços e exibia sinais de que alguém tinha revirado o caixão à procura de joias ou amuletos. Apenas 10% do corpo foi encontrado no sarcófago. Os pés e tornozelos, porém, estavam praticamente intactos.

The Nicholson Mummies on ABC’s 7:30 – TONIGHT!

The ABC’s 7.30 Report will broadcast our exciting #TheMummyProject TONIGHT, including scanning the 26th Dynasty coffin of the lady Mer-Neith-it-es, and the excavations of the remains inside. Check out, below, the amazing 3D digital model of the coffin created by the fabulous guys at WYSIWYG, which is part of the story!

Publicado por Nicholson Museum em Segunda-feira, 26 de Março de 2018

Fraser afirmou que os ossos estão, no geral, fortemente partidos e misturados com detritos, provavelmente porque o caixão viajou o mundo. Mas isso não é de todo mau, uma vez que as múmias inteiras são normalmente deixadas intactas, o que limita os benefícios científicos.

“A múmia está em condições tão más que podemos usá-la para fins de pesquisa. É uma grande descoberta para antropólogos forenses. Podemos descobrir quem era essa pessoa, a sua dieta e doenças. Descobrir como e por que morreu. Não é todos os dias que temos uma oportunidade dessas”, disse Fraser.

Outra descoberta importante feita pela especialista do Egito, Connie Lord, foi a seguinte: a resina foi colocada no crânio da múmia depois de o cérebro ter sido retirado. “É uma descoberta incrível, não me lembro de ter encontrado algo parecido. Isto devia ser extremamente raro”.

A identificação dos restos pode levar meses ou até anos, mas Fraser já adiantou que espera que o teste de radiocarbono provm que a pessoa morreu no ano 600 A.C. O caixão de Mer-Neith-it-es junto com outros três serão exibidos no novo museu Nicholson.

Fonte: ZAP

TAGGED:AntropologiaArqueologiaCiência & SaúdeDestaque
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article O que os historiadores dizem sobre a real aparência de Jesus
Next Article Há uma ligação escondida entre números primos
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × four =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Homem de 31 anos sofre ferimentos leves após despiste na A4, em Penafiel

Um homem de 31 anos ficou ferido, sem gravidade, na sequência do despiste de uma viatura ligeira ocorrido na tarde…

Mulher sofre ferimentos leves em colisão rodoviária em Paredes

Uma mulher ficou ferida, sem gravidade, na tarde desta terça-feira, 27 de…

Homem de 32 anos detido em flagrante por tráfico de droga em Paredes

A GNR deteve, na quinta-feira, 22 de janeiro, um homem de 32…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Reconstrução 3D mostra rosto de Eva de Naharon, a mulher mais antiga das Américas

(dr) Cícero Moraes Eva de Naharon, a mulher mais antiga das Américas Eva de Naharon é a mulher mais antiga…

Todos os homens portugueses e espanhóis foram exterminados há 4500 anos

Javier Trueba / Madrid Scientific Films Uma análise genética revelou que, há 4500 anos, parte do sul da Europa foi…

Taxa de desemprego baixou em março, mas há menos 26,2 mil pessoas a trabalhar

(CC0) B_Me / Pixabay A taxa de desemprego baixou em março para 6,2%, mas, segundo o INE, a covid-19 está…

Austeridade ajudou a conter efeitos da pandemia. Crise será um “choque”, mas vai “criar oportunidades”

Alice O’Donkor / wikimedia O economista Ricardo Reis, professor da London School of Economics. A crise pandémica “será um choque…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

7 + five =

Lost your password?