Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Reading: Afinal, usar o telemóvel na sala de aula não afeta a aprendizagem
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Afinal, usar o telemóvel na sala de aula não afeta a aprendizagem

CiênciaEducação

Afinal, usar o telemóvel na sala de aula não afeta a aprendizagem

Redação
Last updated: 16 Outubro, 2020 10:00
Redação
Share
SHARE

(CC0/PD) pxhere

Um novo estudo sugere que usar o telemóvel na sala de aula não afeta negativamente a aprendizagem. Esta investigação contradiz o senso comum e estudos anteriores.

Mais do que nunca, os smartphones fazem parte do nosso dia a dia e são cada vez mais usados por crianças e adolescentes. O seu uso é proibido dentro da sala de aula, mas nem por isso os jovens deixam de o fazer. Uma equipa de investigadores sugere, ao contrário do que pensamos, o seu uso não afeta negativamente a aprendizagem ou as notas dos alunos.

“Precisamos de nos livrar deste medo da tecnologia que afetou a nossa opinião sobre o uso de telemóveis em sala de aula”, argumenta Andreas Bjerre-Nielsen, investigador do Centro de Ciências de Dados Sociais (SODAS), da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.

“Anteriormente, os alunos distraíam-se com outras coisas além dos telemóveis. Eles podem olhar pela janela, olhar para o teto ou fazer outras coisas, quando o ensino não chama a sua atenção. Se tivéssemos dados sobre a frequência com que os alunos anteriormente se envolviam nessas microdistrações, acredito que veríamos que o grau de distração corresponde ao representado hoje pelos telemóveis”, explica, por sua vez, o cientista David Dreyer Lassen, citado pelo Futurity.

Para perceber a influência dos smartphones na sala de aula, a equipa de investigadores monitorizou o seu uso em 470 estudantes universitários ao longo de dois anos. Os resultados do estudo foram publicados este mês na revista científica Psychological Science.

“No nosso estudo, observamos o uso de telemóveis pelos alunos em vários cursos e tivemos em consideração as diferenças individuais e o contexto da aula em questão. Por exemplo, os alunos podem considerar um determinado professor maçador e, portanto, recorrer ao smartphone. Ou podem estar cansados e desmotivados porque é de manhã cedo. Incluímos esses fatores e outras variáveis que estudos anteriores não foram capazes de controlar e que fortalecem o nosso resultado”, diz Bjerre-Nielsen.

“Se você olhar para um único grupo de alunos e um único curso, o conhecimento que você adquire é muito limitado”, acrescenta o especialista.


TAGGED:Ciência & SaúdeDestaqueEducaçãoPsicologiaSmartphones
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Prioridade do Governo “não é proibir despedimentos, é apoiar” o emprego
Next Article Governo admite manter apoio à retoma da atividade no próximo ano
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 × two =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Nova Estrutura de Saúde Familiar de São Martinho já está finalizada em Penafiel

Está concluída a nova construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) de São Martinho, em Penafiel. A recente instalação vai…

EB 2,3 de Cinfães distingue 84 estudantes por mérito académico

Realizou-se recentemente a atribuição dos galardões de distinção e excelência aos estudantes…

Inauguração em Amarante marca o arranque do Centro de Empreendedorismo de Impacto do Douro, Tâmega e Sousa

O CEI resulta de um consórcio entre o Instituto Empresarial do Tâmega (IET) e…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Dinheiro público paga formação e dá bilhetes para o Rock in Rio. Chefias têm acesso direto

Rock in Rio / Facebook O Programa Operacional para o Capital Humano — uma estrutura financiada por dinheiro público e…

BCE pode vir a sugerir criação de “banco mau” para absorver malparado, revela Moody’s

volker-kannacher / Flickr Sede do Banco Central Europeu, Frankfurt A Moody’s avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está…

NASA reduziu propositadamente a qualidade das primeiras fotos da Lua

Ainda antes das missões tripuladas, a NASA enviou várias sondas para fotografar a Lua de forma a determinar o melhor…

“Sensibilidades” no Museu Serpa Pinto

O Museu Serpa Pinto acolhe durante o mês de julho a exposição “Sensibilidades”. Composta por 38 fotografias a preto e branco,…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

nineteen − 16 =

Lost your password?