Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Britânicos antigos veneravam galinhas e lebres em vez de as verem como comida
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Britânicos antigos veneravam galinhas e lebres em vez de as verem como comida

CiênciaReligião

Britânicos antigos veneravam galinhas e lebres em vez de as verem como comida

Redação
Last updated: 18 Abril, 2020 10:45
Redação
Share
SHARE

(CC0/PD) Alexas Fotos / Pexels

Antes de olharam para galinhas e lebres como comida, os britânicos antigos veneravam estes animais e associavam-nos a deuses. Só séculos mais tarde é que esse costume mudou.

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou galinhas e lebres enterradas completamente intactas e com um enorme cuidado. Embora estes animais viessem a fazer parte de alimentação dos britânicos, antes disso eram associados a deuses, escreve o Gizmodo.

Inicialmente, estes animais não eram tratados como comida, mas sim como objetos espirituais, concluiu um estudo de investigadores da Universidade de Exeter, Leicester e Oxford divulgado no blogue da Arts and Humanities Research Council. A investigação teve como objetivo perceber a forma como animais como estes passaram a ser associados às festividades da Páscoa.

Espécimes enterrados mostram que galinhas e lebres foram inicialmente trazidos para a Grã-Bretanha entre os séculos V e III a.C. Só mais tarde, durante o período Romano, entre 43 e 410 d.C. é que começaram a ser vistos como comida.

“Acreditamos que eles foram enterrados com cuidado porque, na Idade do Ferro, encontramos esqueletos completos – isto é incomum, a menos que os animais tenham sido cuidadosamente enterrados”, explicou a autora do estudo Naomi Sykes ao Gizmodo. “Normalmente encontramos ossos desarticulados”.

Estas conclusões são comprovadas pelos relatos do imperador romano Júlio César, que anotou este comportamento durante as guerras da Gália: “Os britânicos consideram contrário à lei divina comer lebre, galinha ou ganso. Eles criam-nos, no entanto, para sua própria diversão e prazer”

“A ideia de que galinhas e lebres inicialmente tinham associações religiosas não é surpreendente, pois estudos transculturais mostraram que coisas e animais exóticos geralmente recebem um status sobrenatural. Relatos históricos sugerem que galinhas e lebres são muito especiais para serem comidas e, em vez disso, são associadas a divindades – galinhas com um deus da Idade do Ferro semelhante ao deus romano Mercúrio e lebres com uma deusa da lebre desconhecida. A associação religiosa de lebres e galinhas durou todo o período romano”, explica Sykes em comunicado de imprensa.

TAGGED:ANIMAISArqueologiaCiência & SaúdeDestaqueReino UnidoReligião
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Costa revela plano para reabrir escolas, comércio, futebol, praias, lazer e transportes
Next Article Governo pondera nacionalizar a Efacec
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

12 + thirteen =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva: Novo órgão de tubos da Igreja de Pedorido inaugurado com concerto de Rui Soares

A Igreja Paroquial de Santa Eulália de Pedorido, em Castelo de Paiva, vai celebrar este fim de semana a inauguração…

Presidente da Câmara acompanha andamento de intervenções municipais em Castelo de Paiva

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Ricardo Cardoso, realizou…

CASTELO DE PAIVA CELEBROU 189 ANOS DA ATRIBUIÇÃO DO NOME DO MUNICÍPIO

O Município de Castelo de Paiva comemorou, na manhã de quinta-feira, 6…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Pais com filhos até três anos podem ficar em teletrabalho. Função Pública quer mais dinheiro

picjumbo.com / Pexels O Código de Trabalho dá o direito de acesso ao teletrabalho a quem tiver filhos com idades…

Costa pressionado pelo PS a prometer reversão da privatização dos CTT

Tiago Petinga / Lusa Em ano eleitoral, António Costa está a ser pressionado por setores do próprio partido a prometer…

Governo prepara ajuda de emergência à TAP. VdA e Deloitte vão assessorar capitalização

islandis / Flickr O Governo escolheu o ex-presidente das Águas de Portugal, o gestor João Nuno Mendes para negociar as…

Cientistas mais perto de uma análise ao sangue para diagnosticar a doença celíaca

Persian King / Flickr Cientistas estão cada vez mais perto de conseguir uma análise sanguínea que consiga diagnosticar a doença…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

4 × 3 =

Lost your password?