Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Micróbio “esfomeado e peludo”. Cientistas descobrem novo ramo da Árvore da Vida
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Micróbio “esfomeado e peludo”. Cientistas descobrem novo ramo da Árvore da Vida

Ciência

Micróbio “esfomeado e peludo”. Cientistas descobrem novo ramo da Árvore da Vida

Redação
Last updated: 21 Novembro, 2018 8:00
Redação
Share
SHARE

The Simpson Lab, Dalhousie University

As fileiras de flagelos dão ao micróbio Hemimastix kukwesjijk uma aparência “peluda”

Uma equipa de cientistas da Universidade de Dalhousie, no Canadá, fez uma enorme descoberta ao detetar duas espécies de micróbios até agora não classificadas numa amostra de lixo canadense. Os espécimes encontrados são tão incomuns que podem obrigar os cientistas a reorganizar a Árvore da Vida.

Em comunicado, os especialistas explicaram que estes organismos minúsculos de aparência “incomum”, apelidados de hemimastigotas, não se encaixam em nenhum reino até agora classificado, seja este relativo a plantas, animais ou até mesmo ao “super-grupo” que abrange animais e fungos simultaneamente.

De acordo com o novo estudo, publicado na semana passada na revista Nature, estes estranhos organismos são “protistas eucariotas com duas fileiras de flagelos”.

Tal como nota a publicação, a classificação de eucarionte representa todas as espécies que possuem células complexas, como é o caso dos humanos. Já a classificação de protista, inclui a maioria dos organismos que não se encaixam em nenhum dos outros três reinos eucarióticos, Animalia (animais), Plantae (plantas) ou Fungi (fungos).

Os hemimastigotas são organismos unicelulares e usam os flagelos para mover e capturar outros micróbios que consomem como presas.

Durante a investigação, os cientistas encontraram duas espécies distintas de hemimastigotas. Uma das espécies foi chamada de Spironema, tendo já sido observada microscopicamente algumas vezes desde de o século XIX no entanto, a sua classificação sempre foi um mistério para a Ciência.

Já a segunda espécie, é totalmente nova e não foi ainda “batizada”. A equipa propõe chamar a este segundo organismo Hemimastix kukwesjijk, em homenagem aos Micmac, grupo indígena que viveu na Nova Escócia. Kukwes é um “ogre esfomeado e peludo” que, segundo os cientistas, parece realmente comportar-se como um “ogre em miniatura”.

Canadian researchers have discovered a new kind of organism – called hemimastigotes – that’s so different from other living things that it doesn’t fit into the plant kingdom, the animal kingdom, or any other kingdom used to classify known organisms https://t.co/RhbB1cIMMt pic.twitter.com/WPQbR77au2

— Massimo (@Rainmaker1973) November 16, 2018

Importante descoberta para a evolução celular

“A partir das nossas análises, ficou claro que os hemimastigotas não pertencem a nenhum grupo conhecido ao nível do reino”, disse Alastair Simpson, um dos investigadores.

“Esta pequena coleção de organismos é um grupo completamente novo a esse nível”, acrescentou, afirmando que “é um ramo da Árvore da Vida que foi separado por um longo período de tempo, talvez há mais mais de 1.000 milhões de anos, e não tínhamos informações sobre este ramo em absoluto”.

O comunicado frisa ainda a importância da descoberta para compreender a evolução das células complexas nos últimos 1.000 a 2.000 milhões de anos. Para os especialista, a descoberta “abre uma nova porta para a compreensão da evolução de células complexas e as suas origens antigas, muito antes dos animais e das plantas surgirem na Terra”.

Por tudo isto, concluiu a equipa, os hemimastigotas podem representar todo um novo super-reino, podendo esboçar-se assim um novo ramo na Árvore da Vida.

TAGGED:BiologiaCiência & SaúdeDestaqueMicrobiologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Pela primeira vez, a realidade virtual mostra o que está a acontecer no coração da Via Láctea
Next Article Descoberto em Pompeia fresco erótico do mito de Leda e o Cisne (e é quase um milagre)
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 × 1 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Travanca recebe a II Feira do Vinho Doce este fim de semana

O Largo de Santa Isabel, em Travanca, será o palco da 2.ª edição da Feira do Vinho Doce, que decorre…

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem,…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Rádio amador encontra um satélite “zombie” em órbita. Já devia estar morto

NASA Há mais de 2.000 satélites ativos a orbitar a Terra. No fim da sua vida útil, muitos queimam ao…

Rui Rio acredita que será o próximo primeiro-ministro

PSD / Flickr O presidente do PSD, Rui Rio O líder do PSD visitou a Ovibeja e prometeu voltar para…

Colocar pacientes de covid-19 de barriga para baixo pode salvar vidas

Alejandro Garcia / EPA Médicos e profissionais de saúde norte-americanos estão a descobrir que colocar pacientes de covid-19 internados em…

Só 28% do crédito aprovado chegou às empresas

(CC0) StartupStockPhotos / Pixabay Dos 6,2 mil milhões de euros em linhas de crédito que o Governo reuniu para ajudar…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

two × 2 =

Lost your password?