Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Movimento impossível de Michael Jackson finalmente explicado
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Movimento impossível de Michael Jackson finalmente explicado

Ciência

Movimento impossível de Michael Jackson finalmente explicado

Redação
Last updated: 24 Maio, 2018 8:00
Redação
Share
SHARE

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=pch3hoUtfJ0?feature=oembed&w=700&h=525]

Em 1987, a inclinação anti-gravidade protagonizada por Michael Jackson durante o videoclip de “Smooth Criminal” foi tão sensacional que todos acreditaram que eram efeitos especiais. Mas o cantor repetiu o movimento impossível em concertos ao vivo. Agora, finalmente, a ciência explica o “truque” (mas também a extraordinária mestria do Rei da Pop).

Um grupo de médicos norte-americanos decidiu analisar, com a lupa científica, esse famoso movimento anti-gravidade de Michael Jackson, 31 anos depois de ter sido um sucesso com o lançamento do videoclip de “Smooth Criminal”.

A conclusão da investigação publicada no Journal of Neurosurgery: Spine, revela que Michael Jackson usava um misto de força física e um truque quase rudimentar – sapatos com presilhas especiais que seguravam o calcanhar do cantor no chão.

“Os bailarinos mais treinados, com muita força concentrada no abdómen, conseguem uma inclinação de 25 a 30 graus no máximo. Michael Jackson faz um movimento de 45 graus que desafia a gravidade e parece sobrenatural para qualquer espectador”, explica o médico Manjul Tripathi, do Instituto de Pós-Graduação de Educação Médica e Pesquisa em Chandigarh, na Índia, em declarações citadas pela BBC.

A equipa liderada por Tripathi, que é formada por neurocientistas especializados na coluna vertebral, estudou em detalhe o movimento, para perceber como é que o Rei da Pop conseguiu concretizá-lo.

Misto de truque e de habilidade

Casta03 / Wikimedia

Uma pessoa comum que tente imitar o movimento notará que a maior parte da tensão feita, para conseguir a inclinação, está no tendão de Aquiles e nos tornozelos, em vez de estar nos músculos que sustentam a coluna.

Isto permite apenas um grau muito limitado de inclinação para a frente, mesmo para alguém que tenha capacidades atléticas semelhantes às do próprio Michael Jackson, explica à BBC um dos investigadores envolvidos na pesquisa.

Mas para conseguir a incrível inclinação de 45 graus, o cantor não contou apenas com a sua força e as suas célebres habilidades de dança e de controlo corporal. Parte do truque estava em sapatos adaptados para permitirem a fixação do calcanhar ao solo.

A abertura de uma fenda em forma de “V” em cada um dos saltos das solas possibilitou encaixar os sapatos numa espécie de engate no chão, permitindo ao bailarino girar e inclinar-se mais para a frente, para concretizar o movimento que desafia a gravidade.

Antes da invenção do calçado patenteado, Michael Jackson chegou a utilizar cabos de suporte com um aro em volta da cintura, para criar a ilusão da inclinação.

Depois, com a ajuda de dois colegas de Hollywood, inspirou-se nas botas dos astronautas norte-americanos que podem ser acopladas a um trilho fixo, quando caminham em gravidade zero.

Mas, mesmo com calçados especialmente projectados para o efeito e com o apoio do engate referido antes, o movimento é incrivelmente difícil de concretizar, exigindo muita força no tronco, nos músculos das costas e nos membros inferiores, concluíram os médicos.

“Vários fãs de Michael Jackson, incluindo os autores da pesquisa, tentaram copiar este movimento e falharam, magoando-se muitas vezes durante os seus esforços”, alertam, quase ironicamente, os investigadores.

“As hipóteses de lesão no tornozelo são significativas“, avisa ainda Tripathi, realçando que é preciso ter “músculos fortes e um bom apoio em redor do tornozelo”, pois não se trata de “um truque simples”.

Apesar das dificuldades, há quem tenha conseguido replicar com alguma mestria – embora não com a mesma surpreendente inclinação – o movimento anti-gravidade de Michael Jackson, e que até explica, com um tutorial, como se pode conseguir.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=O42NVWGcJgo?feature=oembed&w=700&h=394]

TAGGED:BiomecânicaciênciaCiência & SaúdeDestaqueMichael JacksonVida & Lazer
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Arqueólogos encontraram tribo bárbara chacinada em batalha misteriosa
Next Article NASA está prestes a criar o lugar mais frio do Universo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eight + thirteen =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Avaria elétrica condiciona abastecimento de água em Raiva e Pedorido

As freguesias de Raiva e Pedorido, no concelho de Castelo de Paiva, estão a registar condicionamentos no abastecimento de água…

Castelo de Paiva promove gala solidária em memória da tragédia de Entre-os-Rios

O Município de Castelo de Paiva realiza, no próximo sábado, 24 de…

Furtos na Secundária: Câmara de Castelo de Paiva reage, mas famílias contestam tese de “caso isolado”

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva quebrou o silêncio sobre os…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Vida extraterrestre pode ser de cor púrpura

Pilot27 / Wikimedia De acordo com um novo estudo, a vida alienígena poderá ser de cor púrpura, tal como os…

300 mil portugueses vão ser vacinados contra a Covid-19 numa primeira fase, avança a Pfizer

Pelo menos 300 mil portugueses devem ser vacinados contra o novo coronavírus numa primeira fase de vacinação, adianta o diretor-geral…

Rui Rio abre a porta do PSD e convida críticos a sair

PSD / Flickr O presidente do PSD, Rui Rio Rui Rio decidiu pôr o dedo na ferida e avisou que…

Empresa promovida por Paris Hilton burlou 150 portugueses num milhão de euros

vpickering / Flickr Paris Hilton As promessas de lucros de 300% enganaram milhares de pessoas em todo o mundo e…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

five × 4 =

Lost your password?