Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Mutação genética pode ser a culpada por não conseguir deixar de fumar
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Mutação genética pode ser a culpada por não conseguir deixar de fumar

Ciência

Mutação genética pode ser a culpada por não conseguir deixar de fumar

Redação
Last updated: 8 Outubro, 2018 10:00
Redação
Share
SHARE

federicoravassard / Flickr

Uma mutação presente em 35% dos europeus não só aumenta o risco de dependência da nicotina, como também de ter uma recaída, de acordo com uma equipa de cientistas franceses.

Porque é que algumas pessoas têm recaídas meses depois de deixar de fumar? Um grupo de cientistas franceses crê ter encontrado a resposta numa mutação genética, depois de realizar uma investigação em cobaias.

O estudo foi levado a cabo por investigadores do Intituto Pasteur e do Centro Nacional de Investigações Científicas (CNRS), em colaboração com a Universidade de Sorbonne e o Instituto Nacional de Saúde e da Investigação Médica (Inserm). Os resultados da investigação foram publicados, na passada quinta-feira, na revista Current Biology.

Os autores explicam que a nicotina causa vício ao unir-se aos recetores nicotínicos no cérebro, pelo que o consumo de tabaco de um determinado indivíduo está estreitamente relacionado com a sensibilidade de estes recetores, compostos por cinco subunidades (α1, α2, α3, α4 e α5).

Nos últimos anos, vários estudos genéticos demonstraram que uma mutação no gene CHRNA5 que codifica a subunidade α5 aumenta de forma significativa o risco de dependência da nicotina. Esta mutação está muito presente na população a nível mundial (por exemplo, em 35% dos europeus e até 50% da população do Médio Oriente).

Os cientistas tentaram determinar que etapa desta dependência se vê afetada por esta mutação e qual é o seu mecanismo de ação. Para isso, introduziram a mutação em cobaias e avaliaram o seu efeito sobre diversos comportamentos associados com a dependência da nicotina.

A pesquisa demonstrou que a mutação provoca um maior consumo de nicotina em doses muito altas, assim como um aumento na taxa de recaída. Da mesma forma, a investigação mostrou que este efeito está associado com uma redução da atividade neuronal no núcleo interpeduncular, uma estrutura cerebral com a maior concentração de subunidades de recetores nicotínicos α5.

Estes resultados sugerem que uma substância capaz de aumentar a atividade dos recetores nicotínicos que contêm a subunidade α5 “poderia reduzir o consumo de tabaco e diminuir o risco de recaída depois de deixar de fumar”, explica Uwe Maskos, um dos investigadores deste estudo.

TAGGED:Ciência & SaúdeDestaqueGenéticasaúdeTabagismo
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Relações entre humanos e Neandertais deram-nos proteção contra antigas epidemias
Next Article Enfartes: risco de morte é superior em doentes tratados no sul do país
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

seventeen − six =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Penafiel assinala Outubro Rosa com oficina de expressão plástica “Dar cor à Vida”

A Câmara Municipal de Penafiel vai promover, no próximo dia 30 de outubro, a oficina de expressão plástica “Dar cor…

Câmara de Cinfães conclui requalificação da Rua de Guimbra, em Moimenta

A Câmara Municipal de Cinfães finalizou as obras de requalificação da Rua…

Travanca recebe a II Feira do Vinho Doce este fim de semana

O Largo de Santa Isabel, em Travanca, será o palco da 2.ª…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Os insetos estão a “comer” plásticos (e isso ameaça a cadeia alimentar)

mtsofan / Flickr Os micro-plásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas o seu alcance pode ser maior…

Software português conquistou Hollywood com “meia dúzia de emails”

Divulgação “Batman vs Superman” A série “Guerra dos Tronos” e filmes como “Batman vs Superman” ou “Ready Player One” de…

Marcelo manda recado à Esquerda para que aprove o Orçamento

Tiago Petinga / Lusa Marcelo Rebelo de Sousa quer evitar cenários de “ruído ou crise”. Por isso, pediu aos agentes…

António Arnaut partiu. Mas deixou na Assembleia um novo SNS para votar

António Cotrim / Lusa António Arnaut, o “pai” do Serviço Nacional de Saúde O antigo ministro e “pai” do Serviço…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

4 × four =

Lost your password?