Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Resolvido o mistério da morte do mítico sultão Saladino
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Resolvido o mistério da morte do mítico sultão Saladino

Ciência

Resolvido o mistério da morte do mítico sultão Saladino

Redação
Last updated: 8 Maio, 2018 10:00
Redação
Share
SHARE

amoxes / Deviant Art

Saladino é uma figura icónica que desempenhou um importante papel na história da Europa e do Oriente Médio

O que matou o sultão Saladino, que unificou o mundo Muçulmano durante o século XII, recapturou Jerusalém dos Cristãos e ajudou a desencadear a Terceira Cruzada? Até agora um mistério, que um médico finalmente resolveu.

Ao rever os sintomas médicos do sultão Saladino registados há mais de 800 anos, um médico pode ter finalmente determinado a doença que “atacou” Saladino.

De acordo com Stephen Gluckman, professor de medicina na Universidade da Pennsylvania, foi tifoide. As conclusões foram anunciadas na 25ª Conferência Histórica Clinopatológica, na qual especialistas diagnosticam uma figura histórica todos os anos. Diagnósticos antigos foram feitos a Lenine, Darwin, Eleanor Roosevelt e Lincoln.

Gluckman advertiu, no entanto, que um diagnóstico definitivo provavelmente nunca será conhecido, dado que Saladino viveu antes da era das ferramentas de diagnóstico modernas. Mas tifoide – uma doença contraída ao ingerir comida ou água contaminada com a bactéria Salmonella typhi – parece ser a resposta, explicou o médico.

O sultão Saladino é uma figura icónica que desempenhou um importante papel na história da Europa e do Oriente Médio. “Ele é certamente um dos mais importantes líderes muçulmanos na era das Cruzadas na Idade Média”, explicou Tom Asbridge, professor de História Medieval.

O antigo Presidente Egípcio Gamal Abdel Nasser, que morreu em 1970, era obcecado com Saladino, assim como o antigo Presidente do Iraque Saddam Hussein, que chegou até a ordenar estampar selos com a sua cara ao lado da do sultão e patrocinou livros de crianças sobre Saladino e ele próprio.

Saladino, que nasceu em 1137 e morreu em 1138 em Tikrit, o moderno Iraque, era parte de uma família curda mercenária. O sultão lutou ao lado do seu tio, um importante líder militar contra o Califado Fatímida, uma dinastia religiosa que governou entre 909 e 1171.

No entanto, quando o seu tio morreu em 1169, Saladin substituiu-o aos 31 ou 32 anos, segundo Asbridge. Depois de triunfar na batalha, Saladino foi apontado comandante das tropas sírias no Egipto e vizir – ministro ou conselheiro de um xá – do Califado Fatímida, de acordo com a enciclopédia britânica.

prelude2tragedy / Deviant Art

Depois de uma misteriosa febre e uma doença de duas semanas, Saladino morreu em 1193 com 55 ou 56 anos

Em 1187, o exército de Saladino conquistou a cidade de Jerusalém, expulsando os francos, que a tinham conquistado 88 anos antes, durante a Primeira Cruzada. A sua ação levou à Terceira Cruzada (1189-1192), que acabou num impasse entre o sultão e os seus adversários, incluindo o rei de Inglaterra, Richard I, conhecido como Ricardo Coração de Leão.

Contudo, depois de uma misteriosa febre e uma doença de duas semanas, Saladino morreu em 1193 com 55 ou 56 anos. Os médicos tentaram salvá-lo com sangria e clisteres, mas sem sucesso.

Stephen Gluckman dispunha de poucos detalhes para fazer o diagnóstico, mas conseguiu excluir várias doenças. Peste ou varíola provavelmente não foram as doenças que o mataram, porque essas matam depressa, explicou o médico.

Também não terá sido tuberculose, porque os relatórios não mencionavam problemas respiratórios. E também muito provavelmente não terá sido malária, já que Gluckman não encontrou provas de que Saladino tivesse sofrido tremores provocados por calafrios, um sintoma comum da doença.

No entanto, os sintomas registados coincidiam com tifoide, uma doença que era muito comum na região naquela altura. Os sintomas da tifoide incluem febres altas, fraqueza, dores de estômago, enxaquecas e perda de apetite.

A doença ainda existe hoje. De acordo com os CDC, centros norte-americanos para Controlo e Prevenção de Doenças, cerca de 21.5 milhões de pessoas em todo o mundo são anualmente infectados com a bactéria.

Fonte: ZAP

TAGGED:Ciência & SaúdeDestaquemedicinasaúde
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Mulheres que comem muito fast food podem ter mais dificuldades em engravidar
Next Article Médicos já começaram greve nacional de três dias
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

20 − 5 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Travanca recebe a II Feira do Vinho Doce este fim de semana

O Largo de Santa Isabel, em Travanca, será o palco da 2.ª edição da Feira do Vinho Doce, que decorre…

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem,…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Nave russa Soyuz regressa à Terra com a bola que vai abrir o Mundial2018

Dmitri Lovetsky / EPA O cosmonata Anton Shkaplerov resgatado após a aterragem da Soyuz MS-07 em Zhezkazgan, no Cazaquistão A…

Cigarros eletrónicos podem prejudicar o coração mais do que os cigarros comuns

(cc) vaping360 Há muito que está provado que fumar é uma das principais causas de mortes por doenças cardíacas. Agora,…

Beber sem ficar de ressaca. A fórmula mágica de álcool sintético está a chegar

(CC0/PD) ELEVATE / pexels Passar uma noite com os amigos, beber álcool sem restrições e acordar sem qualquer vestígio de…

Grandes devedores do Novo Banco e da CGD estão insolventes

José Sena Goulão / LusaAntónio Ramalho, presidente do Novo Banco Duas grandes devedoras do Novo Banco e da Caixa Geral…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

thirteen − 3 =

Lost your password?