Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Uma alga pode ser a solução para limpar as águas poluídas
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ambiente - Uma alga pode ser a solução para limpar as águas poluídas

AmbienteCiência

Uma alga pode ser a solução para limpar as águas poluídas

Redação
Last updated: 30 Março, 2019 18:00
Redação
Share
SHARE

H. Krisp / Wikimedia

Alface-do-mar

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro acredita que a alface-do-mar pode ser a solução para limpar águas poluídas.

A equipa de cientistas da Universidade de Aveiro descobriu que a alface-do-mar consegue remover da água elementos tóxicos, perigosos quer para a saúde humana, quer para o ambiente.

À Visão, Bruno Henriques explica que esta tecnologia “tem por base o uso de macroalgas vivas, e tem-se demonstrado mais eficiente, sustentável, barata e amiga do ambiente do que as tecnologias convencionais de tratamento de águas contaminadas”.

O Objetivo da equipa de investigadores portugueses “foi avaliar a capacidade da alga verde, geralmente conhecida como alface-do-mar, na descontaminação de um efluente simulado em laboratório, com elevada força iónica, que continha vários contaminantes clássicos simultaneamente (arsénico, chumbo, cádmio, etc.), entre os quais alguns considerados prioritários pela Diretiva-Quadro de Água Europeia”.

Comparativamente com outros materiais usados para o mesmo efeito, esta alga teve uma taxa de sucesso superior. “Estas algas são uma alternativa eficiente, pois removem percentagens elevadas de contaminantes num período curto de tempo, a metodologia é económica e mais ecológica do que os métodos clássicos para a remoção destes elementos, que são menos eficazes e, muitas vezes, mais caros”, sustentou o cientista.

O estudo adianta que cada grama desta alga consegue remover, em simultâneo, 120 µg (microgramas) de mercúrio, 160 µg de cádmio, 980 µg de chumbo, 480 µg de crómio, 660 µg de níquel, 550 µg de arsénio, 370 µg de cobre e 2000 µg de manganês. Tendo em conta que estes elementos continuam a ser usados por várias indústrias, esta descoberta é um grande passo na luta contra as águas poluídas.

A alga consegue realizar esta “limpeza” através da sorção, um processo pelo qual a alface-do-mar é capaz de incorporar nos seus tecidos os contaminantes.

Além de todas estas vantagens, os cientistas argumentam ainda que esta alga tem uma mais-valia: permite reduzir o teor de fosfatos e nitratos em águas e, ao usarem dióxido de carbono como fonte de carbono, permitem reduzir a pegada de carbono.

Como crescem e adaptam-se rapidamente, estas algas facilitam todo o processo que, noutros moldes, poderia ser uma dor de cabeça. A alface-do-mar poderia ser cultivada diretamente nos locais afetados por descargas de elementos potencialmente tóxicos se as condições forem adequadas, ou cultivada num outro local, transportando-as posteriormente para os locais a descontaminar.

No futuro, os cientistas querem “perceber com maior detalhe os mecanismos que permitem explicar o processo de captação e acumulação destes elementos pelas macroalgas, alargar este estudo a outro tipo de contaminantes e aplicar soluções baseadas em macroalgas vivas no mundo real”.

TAGGED:AmbienteBiologiaCiência & SaúdeDestaquePoluição
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Mil milhões de pessoas ficarão expostas a doenças tropicais se aquecimento global continuar
Next Article Estar exposto à luz do telemóvel durante a noite pode espalhar o cancro mais rapidamente
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 + 1 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

ULS Tâmega e Sousa rejeita cenário de colapso e assegura resposta clínica no Hospital Padre Américo

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa garantiu esta sexta-feira que não se verifica qualquer situação de…

ULS de Entre Douro e Vouga reforçada com a integração de 121 novos médicos internos

Os médicos internos de Formação Geral irão desenvolver a sua atividade ao…

Serviço de proximidade da AMDT realizou mais de 500 atendimentos num ano

Durante este primeiro ano de funcionamento, foram realizados mais de 500 atendimentos,…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

NASA descobre um pequeno “sub-Neptuno” três vezes maior que a Terra

Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA A missão TESS da NASA descobriu um terceiro pequeno planeta fora do Sistema…

Há bactérias escondidas nos panos de cozinha, alerta estudo

(CC0/PD) StockSnap / pixabay Por muito limpos que possam parecer os nossos panos de cozinha, a verdade é que escondem…

Estamos a viver um momento de crise oceânica global, alerta investigador

(CC0/PD) Mariamichelle / pixabay Mais de 90% do calor resultante do aumento de gases do efeito de estufa foi armazenado…

Depois da Anita, Centeno mostra o “gráfico Pacman” da carga fiscal

António Cotrim / Lusa O ministro das Finanças, Mário Centeno Há 542 benefícios fiscais em Portugal e nem todos são…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

4 × four =

Lost your password?