Logo paivense
Logo paivense

Cinfães acolheu fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se no passado dia 22 de abril, a fase intermunicipal da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que teve como entidade organizadora a Câmara de Cinfães, através da Biblioteca Municipal, com a colaboração das redes Interconcelhia e Concelhia das Bibliotecas Escolares. Mais de 100 alunos, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, vindos dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) disputaram o acesso à fase final nacional que decorrerá a 5 de junho, em Oeiras.

À semelhança do que aconteceu na fase municipal, as provas realizaram-se através da plataforma zoom, mas apesar da distância física foi um dia de festa! A receção de boas-vindas esteve a cargo do vice-presidente do Município de Cinfães, Serafim Rodrigues e a apresentação do evento do animador Carlos Marques.

O subdiretor da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Bruno Duarte Eiras abriu a sessão da tarde.Já o júri do concurso foi composto pelos escritores Luísa Souza, António Salazar Semblano Galhardo e Celeste Almeida.A música também marcou presença na iniciativa com a participação da Academia d’Artes de Cinfães. Em palco brilharam os alunos Gustavo Pereira, Mariana Monteiro e Matilde Oliveira.

No final foram apurados 8 alunos: Beatriz Ribeiro Pinheiro, do Agrupamento de Escolas da Lixa; Felgueiras Rodrigo Coelho, do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto; Sara da Rocha Rosa, do Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo; Maria Rita Moura Samões, do Agrupamento de Escolas de Lousada; Ana Beatriz Madureira Xavier, do Agrupamento de Escolas de Resende; Mariana Oliveira de Lima, do Agrupamento de Escolas N.º 1 de Marco de Canaveses; Matilde Sousa, do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e Tiago Rafael Pinto Nogueira, do Agrupamento de Escolas N.º 1 de Marco de Canaveses.

Cinfães não apurou nenhum aluno, mas conseguiu uma menção honrosa atribuída a Marco Monteiro, da Escola Sec./3 Prof. Dr. Flávio F.P. Resende.A Câmara Municipal de Cinfães agradece a todos os envolvidos e felicita os participantes pela partilha do gosto pela leitura, desejando boa sorte aos representantes da CIM-TS.