
A Assembleia Municipal de Cinfães aprovou um orçamento municipal para 2019 na ordem dos 20 milhões de euros com a economia, o empreendedorismo, o emprego e a coesão social no topo das prioridades. A continuidade da estratégia de melhoria da educação e da saúde; a promoção do desporto, lazer e juventude; a reabilitação urbana e a mobilidade; a aposta na cultura e no turismo; a gestão ambiental e a segurança; e a consolidação da modernização administrativa são outras das linhas de atuação para o próximo ano.
“As áreas com maior investimento são nas infraestruturas de transporte, comunicações e ordenamento com o incremento da mobilidade num concelho com perto de 400 quilómetros de vias municipais”, esclarece o presidente da Câmara, Armando Mourisco. Ainda segundo o autarca, o desporto com a remodelação e construção de mais instalações desportivas, o turismo com a disponibilização de melhores infraestruturas e dotar o concelho com taxas de cobertura de água e saneamento melhores são outras das áreas em destaque no ano de 2019.
As principais obras estão ligadas com a regeneração urbana e requalificação e modernização de vias municipais com mais de 1,8 milhões de euros, centros de desenvolvimento social e desportivos com mais duas infraestruturas orçadas em 1,5 milhões de euros e infraestruturas de turismo com a criação de um parque de campismo e caravanismo, circuito e centros de acolhimento com um valor orçado de 600 mil euros e melhoria dos espaços educativos com mais de 400 mil euros.
“O orçamento para 2019 teve uma ligeira diminuição relativamente ao ano anterior em função de uma queda na receita prevista de IMI e de um natural ajuste das despesas às receitas expectáveis”, explica o autarca de Cinfães.