Logo paivense
Logo paivense

Cinfães: Junta de Ferreiros de Tendais tem cerca de mil euros por ano para investir nas povoações

A junta de freguesia de Ferreiros de Tendais, em Cinfães está, segundo o presidente da junta, a trabalhar com pouco mais de mil euros por ano para investir em cada junta de freguesia.

Presidente da Junta de Ferreiros de Tendais; foto: CM Cinfães

Constantino da Conceição Ribeiro declarou hoje, no  XVI congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), a decorrer em Viseu, que está a governar a junta (que possui 17 povos a ela inerentes) com apenas  28.300 euros por ano.

Neste encontro, o presidente da junta questionou como pode trabalhar com pouco mais de mil euros para os 17 povos que governa. Esta foi uma forma de Constantino da Conceição Ribeiro colocar me evidências os problemas que ocorrem atualmente em zonas do interior.

“pequenina, mas tem 17 povos, e tem de FFF (Fundo de Financiamento de Freguesias) 28.300 euros por ano. O que é que um presidente de junta faz por estes povos? Se dividir (os 28.300 euros) por 17 dá mil e tal a cada povo. Nunca ninguém olhou para estes casos”, lamentou.

Nesta perspetiva, o presidente da junta de Tendais colocou o desafio à Anafre de criar uma comissão que tenha como objetivo propor ao Governo um olhar atento para estes casos.

Nesse âmbito, desafiou a direção da Anafre “a criar uma comissão para propor ao Governo olhar para estes casos em concreto”, independentemente da revisão da legislação em curso sobre as finanças locais.

O secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, reconheceu este problema e disse que o Governo português está disponível para abrir uma discussão sobre esta problemática, “caso a Anafre a pretenda fazer”.

LEIA MAIS:

Governo reconhece problemas nos pagamentos em atraso na Saúde, diz Centeno