Continuando a apostar na prevenção e proteção das áreas florestais, a Câmara Municipal aprovou, recentemente, a renovação de um protocolo com a Associação Florestal Entre Douro e Tâmega (AFEDT), para o funcionamento de duas equipas de sapadores florestais no Concelho, durante 12 meses.
Os custos de funcionamento destas equipas são assegurados pelo Município que irá transferir para a AFEDT mais de 113 mil euros ao longo do ano de 2022.
Estas equipas, constituídas por cinco elementos cada, vão exercer a sua atividade em áreas florestais públicas, comunitárias ou privadas, de acordo com as necessidades identificadas no Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios. O grande objetivo é a prevenção de incêndios florestais, através de ações de silvicultura preventiva; criação de faixas de gestão de combustíveis; acompanhamento na realização de fogo controlado; apoio à realização de queimas e de queimadas; sensibilização da população; vigilância das áreas rurais; ações de primeira intervenção; apoio ao combate a incêndios florestais e às subsequentes operações de rescaldo e vigilância pós-incêndio.