Logo paivense
Logo paivense

Cinfães: Visita Pascal móvel resulta em fiéis a furar a quarentena em Fornelos

Uma bela iniciativa intitulada ‘Páscoa com Vida 2020’, aprovada e louvada pelas autoridades locais consultadas, acabou por resultar, devido a motivos alheios aos organizadores, em cidadãos a desobedecer as recomendações de segurança e o isolamento, a contrariar até mesmo as recomendações da Igreja e do próprio pároco de Fornelos, que segundo o registo deixado nas redes sociais, não tinha a menor intenção que ninguém furasse a quarentena.

O objectivo da iniciativa era que os fiéis celebrassem de suas varandas e janelas durante a passagem da carrinha de som e da cruz pelas freguesias de Fornelos, Moimenta e Travanca.

Páscoa com carrinha de som e compasso móvel

“Tendo obtido o parecer favorável do Ex. mº Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, da Proteção Civil Municipal, do Exm.º Comandante da GNR de Souselo, da Ex.mª Sra. Delegada de Saúde, nada impede a ação prevista para o anúncio Pascal, feito em carro, com colunas de som, previsto para o dia de Domingo de Páscoa ao longo de todo o dia nas paróquias de Fornelos, Travanca e Moimenta”, referiu o padre Fabrício Pinheiro, pároco de Fornelos.

Durante a passagem da carrinha de som, as pessoas foram convidadas a vir à janela, varanda ou apenas à porta de casa. Os organizadores desaconselharam explicitamente qualquer tentativa de ajuntamento humano. A música pascal e as orações foram transmitidas através do som e o pároco abençoará as pessoas e os povos.

Recorde-se que não apenas as paróquias cinfanenses mas até mesmo a Diocese do Porto já haviam desaconselhado que fiéis furassem a quarentena para as celebrações pascais. O padre de Fornelos havia avisado à população para permanecer em suas casas e saudar a cruz à distância através das redes sociais e recebeu muitos elogios da população por tomar a iniciativa de levar às pessoas de algum modo a possibilidade de cumprir a tradição cristã na quadra pascal.

Confira qual foi o programa da passagem da cruz

FORNELOS
8h30 – Início da Visita na Zona de Cunha e Almas
8h45 – Zona do Ladário e Outeiro
9h00 – Zona de Guisande e Lapa
9h15 – Zona de Sarabagos
9h45 – Zona de Macieira e Arrujo
10h00 – Zona de Cortegaça
10h15 – Zona Casal Deita, Fornelos e Igreja

11h00 (salvo algum breve atraso) – Eucaristia em direto pela página do Facebook “Jornal Paroquial”
12h00 – Toque Festivo dos Sinos nas Paróquias

TRAVANCA
14h30 – Início da Visita na Zona de Santa Isabel, Raposeira e Igreja
14h45 – Zona da Carvalha, Carvalhinha, Campinhos
15h00 – Zona da Ribeira
15h15 – Zona de S. Pedro
15h30 – Zona de Gatão, Paredes e Biscaia
15h45 – Zona da Costa e Valado
16h00 – Zona de Ortigosa

MOIMENTA
16h30 – Zona da Várzea
16h45 – Zona de S. Pedro e Prado
17h00 – Zona dos Valinhos
17h15 – Zona de Vila Pouca
17h30 – Zona do Cruzeiro e Centro
17h45 – Zona de Figueiredo, Barral e Guimbra
18h15 – Zona de Soutelo, Bairro, Valinho da Mó, Val e Gôjo

Últimas Notícias 

Redes social da paivense